agosto 2011

Campanha pela Manutenção do Ambiente Construído

Entre 2009 e 2011, o Sinaenco visitou pontos importantes do Distrito Federal, como o Viaduto do Eixão no Setor Comercial Sul/Setor Bancário Sul.

O Sinaenco desenvolve, desde 2005, a campanha pela Manutenção do Ambiente Construído, cujo objetivo é alertar sociedade e governos sobre a importância de políticas permanentes de manutenção de equipamentos públicos e obras de arte urbanas. A campanha tem como ação central a elaboração de estudos – intitulados Infraestrutura: prazo de validade vencido –, nos quais é avaliado o estado aparente de conservação de pontes, viadutos, estradas, galerias pluviais, entre outros.

Entre 2009 e 2011, o Sinaenco visitou pontos importantes do Distrito Federal, como o Viaduto do Eixão no Setor Comercial Sul/Setor Bancário Sul. A ponte do Bragueto, importante ligação da Asa Norte apresenta pontos de carbonatação, armaduras expostas e buraco provocado por batida de caminhão. No Viaduto da 216-Sul, a base do tabuleiro apresenta problemas por excesso de veículos, além de alguns rompimentos na armadura de aço. No Viaduto V2 Norte, a obra apresenta um descolamento de placas na parede norte do aterro do Viaduto do Conjunto Nacional, próximo ao Buraco do Tatú.