Biblioteca Nacional BIM disponibiliza 1,6 mil objetos e componentes

Repositório brasileiro foi tema da última edição do ciclo de eventos do Sinaenco sobre a Modelagem da Informação da Construção.

Bibliotecas de objetos e componentes são fundamentais na adoção da Modelagem da Informação da Construção pela cadeia produtiva. O assunto foi abordado em palestra do arquiteto urbanista Paulo Sena na última edição do ‘Precisamos Falar sobre BIM’. O evento foi promovido pelo Sinaenco em 12 de março, em São Paulo.

Sena foi responsável pelo desenvolvimento de 1,2 mil itens para a Biblioteca Nacional de Objetos BIM. Lançada em novembro de 2018, a biblioteca – a primeira pública do tipo no mundo – conta inicialmente com 1,6 mil itens, com prevalência de objetos de infraestrutura. Segundo o arquiteto, o governo deu o um passo importante com a criação do repositório. Mas a ampliação do acervo vai depender de contribuições da indústria de softwares, fabricantes, associações e profissionais.

O acesso à Biblioteca BIM é gratuito. Os usuários podem tanto baixar como dar upload de objetos virtuais BIM. Em breve, um manual será disponibilizado para orientar os usuários.

A Biblioteca Nacional está hospedada na Plataforma BIM. “A plataforma é uma importante ferramenta de comunicação entre profissionais, projetistas, fabricantes, associações, governo. É um espaço para geração de padrões técnicos na cadeia produtiva nacional da construção”, disse o palestrante.

As duas iniciativas estão a cargo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). São ainda parte da Política Nacional de Disseminação do BIM.

As cinco melhores

Outro tema tratado na palestra foi o mapeamento internacional das bibliotecas BIM, que permitiu a identificação das cinco plataforma mais bem estruturadas no mundo. O amplo estudo, explicou Sena, buscou identificar boas práticas que pudessem ser tomadas como referências para a elaboração do repositório nacional de objetos e componentes.

A seleção das mais relevantes partiu de critérios como: quantidade e tipos de objetos depositados, número de usuários, ferramentas e formatos disponíveis de aplicativos, exigências de diretrizes e guias de certificação e de sistemas de classificação (por exemplo, OmniClass, Uniclass etc).

Como resultado foram apontadas as seguintes plataformas: BIM Object, BIM and Co, NBS National BIM Library, BIM Store UK, MagiCloud.