BNDES divulga novas políticas operacionais

Na área de infraestrutura, setores de transportes e saneamento terão prioridade nos aportes.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou suas novas políticas operacionais, que especificam os critérios adotados para a aprovação de financiamentos e determinam as condições para futuros empréstimos.

As novas políticas têm como prioridade conceder maiores incentivos, com financiamentos em TJLP (taxa de juros de longo prazo), a investimentos com retornos para a sociedade superiores aos obtidos pelo investidor privado, conciliando apoio a projetos relevantes para a retomada do crescimento com retorno social expressivo, independentemente do setor em que se originam.

No modelo apresentado pelo banco os investimentos em educação, saúde, inovação, exportação e meio ambiente, assim como projetos de infraestrutura, são considerados prioritários. Os projetos que se enquadrarem nesses qualificadores terão melhores condições de financiamento (juros e prazos). Na área de infraestrutura, setores de transportes e saneamento terão prioridade pelas suas “características de grande externalidade socioambiental”.

No âmbito empresarial haverá a mudança na classificação de porte das Micros, Pequenas e Médias empresas (MPMES) de R$ 90 milhões para R$ 300 milhões de Receita Operacional Bruta (ROB) anual. Essa alteração, que vai ampliar o acesso ao crédito, deve beneficiar 1,5 mil empresas.