BNDES e Prefeitura de Porto Alegre oficializam PPP para iluminação pública

Potencial de investimentos na modernização do sistema é de R$ 250 milhões.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Porto Alegre oficializaram, em 21 de fevereiro, o início de parceria para estruturação de projeto de parceria público-privada (PPP) na área de iluminação pública.

Segundo o BNDES, Porto Alegre conta com mais de 80 mil pontos de iluminação pública, com potencial de investimentos da ordem de R$ 250 milhões na modernização do parque e na implantação de tecnologias inteligentes.

A iniciativa com a capital rio-grandense é a primeira a ser oficializada no novo ciclo de atuação do Banco no âmbito municipal para estruturar parcerias com a iniciativa privada em serviços como iluminação pública e coleta de resíduos sólidos urbanos. Como parte das parcerias estão previstas assessoria do Banco nas etapas de planejamento e contratação de consultores, realização de estudos para modelagem da parceria, roadshow, audiência pública, consulta pública, atendimento a órgãos de controle até a realização dos leilões para contratação do parceiro privado.

 Foto: Joel Vargas/PMPA