BNDES estuda apoiar setor de projetos de engenharia

Na visão do banco, projetos de engenharia em suas diferentes fases são importantes para se garantir a execução de obras de infraestrutura dentro do prazo e do custo.

BRT Transcarioca

Banco enxerga oportunidades para que as empresas do setor disputem concorrências em outros países, como em projetos de corredores de ônibus.

O BNDES tem interesse em apoiar o setor de projetos de engenharia do país, incluindo outras atividades prestadas pelas empresas, como os serviços de fiscalização, informa reportagem do jornal Valor Econômico, publicada em 29 de novembro. Na visão do banco, os projetos de engenharia em suas diferentes fases são importantes para se garantir a execução de obras de infraestrutura dentro do prazo e do custo.

Entretanto, lembra a reportagem, os desembolsos diretos do BNDES para a exportação de projetos de engenharia se resumem a uma única iniciativa – a construção do túnel Água Negra, na província de San Juan, na Argentina. A justificativa estaria no fato de que as empresas do setor geralmente exportavam seus serviços ligadas a grandes construtoras brasileiras que ganhavam obras em outros países.

No contexto de dificuldades vivenciadas pelas grandes construtoras, o BNDES visualiza oportunidades para que as empresas de projeto disputem diretamente concorrências abertas por governos em terceiros países. Entre as possibilidades, estariam projetos de menor porte, como os corredores de ônibus. Segundo o Valor, em 2014 (último dado disponível), as empresas de projetos brasileiras exportaram US$ 200 milhões.

“Vemos a engenharia consultiva como uma oportunidade para o Brasil”, disse Leonardo Pereira, superintendente da área de exportação de serviços do BNDES, durante o seminário “Exportação e internacionalização de serviços de engenharia consultiva”, realizado pelo banco, em parceria com a Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE).

Foto: Divulgação/ Blog do Planalto

 

Notícias relacionadas:

Novos procedimentos para financiamento a exportações de serviços de engenharia e construção

BNDES lança financiamento para projetos