Calçadas de Brasília: estudo tem ampla repercussão na imprensa

Levantamento do Sinaenco revelou calçadas em péssimo estado de conservação e a necessidade de programas permanentes de manutenção.

A apresentação o levantamento sobre a situação das calçadas de Brasília, em coletiva de imprensa que aconteceu neste dia 26 de abril, no Estádio Mané Garrincha, na capital federal, teve grande repercussão e contou com a presença de jornalistas de veículos de comunicação importantes como as tevês Globo, SBT, Band e Record,  dos dois principais jornais locais, o Jornal de Brasília e o Correio Braziliense, da rádio BandNews FM, e do portal G1 DF.

Na abertura da coletiva, o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, lembrou que esse levantamento insere-se na campanha “Infraestrutura: prazo de validade vencido”, em desenvolvimento desde 2005 pelo Sinaenco e que já foi realizada em 22 capitais e cidades do interior de diversos estados brasileiros. O levantamento, que avaliou cerca de 300 calçadas brasilienses, listou as 20 que estão em pior estado de conservação.

A apresentação de imagens mostrando essas calçadas em péssimo estado demonstrou a necessidade de programas permanentes de manutenção para a melhoria desses equipamentos públicos. Durante a apresentação do estudo, passaram pelo local o governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Campinas-SP, Jonas Donizete (PSB), que assumiu, no final da tarde, a presidência da Frente Nacional de Prefeitos, organizadora do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), palco da coletiva de imprensa.

alckmin

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, conhecem o espaço Ruas Completas.

Bernasconi lembrou ainda que o projeto Ruas Completas, desenvolvido em parceria com a ONG internacional WRI Cidades Sustentáveis e com a Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia de Manutenção) e que construiu um trecho de 130 m2 de uma rua projetada e executada sob os conceitos de acessibilidade e prioridade aos pedestres e ciclistas no, “mostra uma enorme evolução na concepção do que é uma rua com todas as condições de acessibilidade e sustentabilidade para o ser humano”.

Fala-se muito de mobilidade urbana, mas precisamos qualificar essa mobilidade, chamando-a de mobilidade humana, Para isso, calçadas adequadas são fundamentais, lembrou o presidente do Sinaenco.

O presidente do Sinaenco afirmou ainda que as cidades têm de se equipar para oferecer aos cidadãos as oportunidades de evolução em todos os sentidos e que, por isso, é totalmente possível a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, com o transporte público e carros particulares. “Fala-se muito de mobilidade urbana, mas precisamos qualificar essa mobilidade, chamando-a de mobilidade humana, Para isso, calçadas adequadas são fundamentais”, preconizou Bernasconi.

Já o diretor da WRI Cidades Sustentáveis, Luís Antônio Lindau, afirmou que “é muito importante divulgar para a população esses planos que envolvem a melhoria da mobilidade urbana”, citando como exemplo o Projeto Ruas Completas. “O que mais se fez no Brasil há várias décadas foi eliminar calçadas. Ao se eliminar calçadas e priorizar o automóvel, nós perdemos as fachadas. Já quando são priorizadas as calçadas e se baixa a velocidade máxima permitida aos veículos, as pessoas são trazidas para a rua. Isso é o que está sendo feito nas cidades europeias, nos EUA e em algumas cidades brasileiras. Nós queremos estar em lugares de maneira segura, utilizando as próprias pernas. Caminhar mais”, afirmou Lindau.

O estudo pode ser baixado aqui.

Confira as reportagens veiculadas na mídia:

https://www.youtube.com/watch?v=4fcPchfu2H8&feature=youtu.beBom Dia DF, TV Globo

https://youtu.be/QbW2uq8wAVgBand Cidade, TV Band

https://www.youtube.com/watch?v=yuI4gu2kPFA&feature=youtu.be- DF TV 2ª edição, TV Globo

https://www.youtube.com/watch?v=YHQQHXdctRU&feature=youtu.beDF Record, TV Record

https://www.youtube.com/watch?v=jETMeh5sqro&feature=youtu.beBand Cidade 2ª edição, TV Band

https://www.youtube.com/watch?v=5jOEm2klEYc&feature=youtu.beDF no Ar,  TV Record

http://sinaenco.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Report.pdfReportagem do site G1, Globo

http://sinaenco.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Report-1.pdf Reportagem do jornal Correio Braziliense

http://sinaenco.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Report-2.pdf Reportagem do jornal Metro

http://sinaenco.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Report-3-1.pdfReportagem do Jornal de Brasília