Case do Aeroporto Digital de Londrina será apresentado no Seminário Internacional BIM

Projeto piloto desenvolvido na metodologia BIM servirá de referência para outros aeroportos no país.

O Aeroporto de Londrina (PR) será o primeiro do Brasil a ter um gêmeo digital. O produto final incluirá a modelagem 3D de 20 edifícios, uma pista de decolagem e aterrissagem, dois estacionamentos de aeronaves, pistas de taxiamento e estradas de acesso, com uma área superficial do aeroporto total de 920.354 metros quadrados.

O projeto de modelagem da realidade do aeroporto será apresentado, de forma inédita, durante o Seminário Internacional BIM: Uma Agenda para o Brasil, marcado para o dia 6 de novembro, em São Paulo.

O Projeto Aeroporto Digital de Londrina é um projeto piloto desenvolvido na metodologia BIM, o primeiro do Brasil, que servirá de modelo para todos os outros 54 aeroportos sob responsabilidade da Infraero, bem como torná-lo referência para os demais aeroportos concedidos no país.

O Aeroporto Digital tem por objetivo promover integração e colaboração entre as diversas áreas da Infraero e servirá de repositório central de mapas, infraestruturas, edificações, sistemas prediais, dados de gerenciamento de instalações e outros dados relevantes referentes ao aeroporto, oferecendo acesso rápido a informações atualizadas e dinâmicas, contribuindo para gestão eficiente de todo o ciclo de vida dos ativos aeroportuários.

O projeto do Aeroporto Digital obteve recentemente reconhecimento no Fórum global the Year in Infrastructure 2018, em Londres.

Fonte: Bentley (modificado)