Contruibuição Sindical: quem representa, se mobiliza.

Serviços e ações do Sinaenco que beneficiam o seu negócio e fortalecem a categoria econômica das empresas de arquitetura e engenharia consultiva.

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
Negociamos anualmente com mais de 80 sindicatos laborais de todo o país, buscando sempre condições equilibradas (confira resultados da atual campanha). As convenções firmadas são disponibilizadas para consulta e, complementarmente, as empresas são orientadas sobre a correta aplicação das cláusulas acordadas.

SUPORTE JURÍDICO
Prestamos assistência técnica e jurídica, para solucionar de forma ágil questões da rotina das empresas. Atendimentos individualizados por e-mail, telefone ou pessoalmente. Clique aqui para solicitar.

ORIENTAÇÃO E APOIO TRIBUTÁRIO 
Ajuizamento de ações coletivas visando à recuperação de impostos ou ao adequado enquadramento tributário das empresas. Entre os destaques, está o processo que busca a redução da alíquota do Seguro de Acidente do Trabalho – SAT de 3% para 1%, além da mobilização em prol das empresas inscritas no Simples Nacional.
 
INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
O Sinaenco elabora e divulga informações econômicas setoriais essenciais para o seu negócio, como estatísticas sobre empregabilidade, firmas ativas no setor, faturamento etc, sondagem de expectativas econômico-financeiras. Além de análises sobre os impactos da legislação nos negócios do setor, guias e outras publicações que servem de referência para a atuação das empresas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL
Oferece às empresas informações exclusivas e fundamentais em palestras, workshops e cursos presenciais e à distância. As empresas associadas contam com descontos em eventos apoiados pela entidade.

JUSTA CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE A&EC
Sempre que necessário, o Sinaenco questiona, denuncia e impugna licitações, concorrências, contratações e certificações que não atendem à legislação em vigor (confira aqui exemplo recente). Realiza ainda reuniões com autoridades públicas, como TCU, TCE, Secretarias, Prefeituras e Promotorias, para defender uma melhor contratação do projeto.

PROTAGONISMO NA PRODUÇÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
Participação em comitês técnicos, grupos e fóruns de entidades, colaborando na análise e elaboração de normas e propostas legislativas sobre licitações públicas, inovações tecnológicas, certificação, BIM, critérios para formação de preços de projetos e serviços técnicos especializados.

DIÁLOGO ABERTO COM O PODER PÚBLICO 
Atuação permanente junto às instâncias municipal, estadual e federal, levando as reivindicações do conjunto das empresas. Além disso, a credibilidade conquistada ao longo de três décadas de atuação, faz com que o Sinaenco seja constantemente solicitado a colaborar com o poder público.

VALORIZAÇÃO DO SETOR DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA
Por meio de campanhas de grande repercussão pública, tais como: “Infraestrutura: Prazo de Validade Vencido” e “Antes de uma boa obra, existe sempre um bom projeto”.  Publicação de reportagens, artigos e notas em defesa da contratação adequada de serviços de arquitetura e de engenharia consultiva.

INFORMAÇÃO E ANÁLISE
Envio diário de sinopse com as notícias publicadas na mídia nacional sobre temas que repercutem nos negócios da sua empresa. E, neste site, disponibiliza índices, artigos e conteúdo atualizado e focado nas demandas da A&EC.

LEIA TAMBÉM: Saiba por que, quando e como recolher a Contribuição Patronal em 2018.