Dia Mundial do Meio Ambiente: é fundamental promover a mobilidade humana nas cidades

Tema estará em debate nesta quarta, 7 de junho.

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente encoraja reflexões – e ações – em prol da sustentabilidade do Planeta. Pensar de forma holística os empreendimentos, as soluções para nossas cidades é tarefa que o setor de projetos e consultoria entende como primordial nos dias atuais.

Assim, considerando o desenho urbano, é preciso promover inclusão de todos os cidadãos, facilitando a convivência e o bem-viver. Por acreditar nessa premissa, o Sinaenco passou a desenvolver o programa VivaCidade, cujo foco é a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros por meio do desenvolvimento da infraestrutura das cidades.

Nesta semana em que o mundo se une em esforços pela preservação do meio ambiente, Sinaenco e os parceiros Sobratema, WRI-Brasil e Frente Nacional de Prefeitos realizam, em São Paulo, programação com exposição, debates, palestras, que muito tem a ver com o desejo coletivo por um futuro seguro e saudável.

As atividades ocorrem como parte da Semana de Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, de realização da Sobratema. Vale destacar o debate Mobilidade Humana – Desafio da Infraestrutura Urbana, que antecede, na manhã de 7 de junho, a abertura desse importante evento da cadeia produtiva da construção.

Neste debate, o foco serão as alternativas para transformar ruas e calçadas em ambientes onde todos os usuários – pedestres, ciclistas, cadeirantes, condutores de veículos – possam circular em harmonia e com total segurança. Tema oportuno – e urgente. Afinal, uma cidade com mobilidade humana é uma cidade com baixa emissões de carbono, inclusiva, diversa e, sobretudo, sustentável.