Em nova reunião, Grupo de Apoio à Gestão de Equipamentos Públicos discute metodologias de trabalho

Colegiado foi formado a partir do levantamento do Sinaenco ‘Infraestrutura de Salvador: Prazo de Validade Vencido’.

Grupo Permanente de Apoio a Gestão de Manutenção de Equipamentos Públicos de Salvador realizou na quarta-feira, 5 de julho, a segunda reunião, quando foram definidas algumas das metodologias de trabalho que serão adotadas. Formado pelo Sinaenco/BA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), Associação dos Servidores Municipais de Engenheiros e Arquitetos (Asmea) e da Prefeitura Municipal, o colegiado está discutindo formas de atuação conjunta para contribuir com o município, visando a efetivação de um programa permanente de manutenção preventiva e corretiva nos principais equipamentos públicos da cidade, como a realização de vistorias em viadutos, passarelas, prédios históricos tombados, marquises, túneis, entre outros. O encontro aconteceu na sede do Crea-BA.

Na ocasião, foram discutidas a criação de um formulário para a realização de vistorias e da identidade do grupo. Ainda foi colocada a possibilidade de se aumentar a abrangência do colegiado, incluindo entidades como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) e entidades de engenharia. “Nossa intenção é realizar um trabalho que subsidiará a prefeitura com material, orçamento, entre outras informações relacionadas à manutenção dos equipamentos públicos”, ressalta o presidente do Sinaenco/BA, engenheiro Carlos Alberto Stagliorio.

O Grupo Permanente de Apoio a Gestão de Manutenção de Equipamentos Públicos surgiu a partir do estudo Infraestrutura de Salvador: Prazo de Validade Vencido apresentado, em maio, pelo Sinaenco e que avaliou a manutenção pontes, viadutos, passarelas, marquises e edifícios tombados do Centro Histórico.

O objetivo do estudo, que faz parte da Campanha pela Manutenção do Ambiente Construído, desenvolvida pelo Sinaenco desde 2005, é alertar as autoridades e a sociedade sobre a urgência e a importância da adoção de uma política permanente de conservação de equipamentos públicos obras de arte especiais com destinação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos.

Fonte: Crea-BA (modificado). Foto: Divulgação/Crea-BA