Entidades empresariais lançam novo apelo pela aprovação da Reforma da Previdência

Carta aos parlamentares é assinada por dirigentes do movimento ‘Reformar para Mudar’, que reúne 24 instituições representativas da indústria, comércio e serviços.

O movimento Reformar para Mudar, que reúne 24 instituições representativas da indústria, comércio e serviços, entre as quais o Sinaenco, lançaram novo apelo aos parlamentares para que votem, ainda em 2017, o Projeto de Lei da Reforma da Previdência.

No texto enviado aos parlamentares na última semana, as entidades destacam a importância da Reforma diante de um cenário de queda da natalidade e aumento da expectativa de vida, o que deve gerar desequilíbrio no número de contribuintes nos próximos anos. “ Em breve teremos alguns poucos trabalhadores a suportar uma imensidão de aposentados. Sem receita, a Previdência está fadada à inanição. E o povo, à desassistência.”

A seguir, a carta enviada a deputados e senadores assinada pelas entidades empresariais.

Excelência, 

O Poder Legislativo tem se posicionado de maneira cívica no concernente a temas de vital importância para o futuro do País.

Como legítimos representantes da sociedade brasileira, nossos parlamentares aprovaram medidas de extraordinária importância, como a modernização da legislação trabalhista.

Com orgulho, vimos a responsabilidade cívica sobrepondo-se aos interesses corporativos e às vantagens do populismo fácil.

E é esta mesma postura que esperamos ver na urgente aprovação da reforma da Previdência, cujas mudanças devem igualmente alcançar os trabalhadores dos setores público e privado, promovendo inclusive sua equiparação.

Estima-se que, no próximo ano, o déficit da Previdência, que não para de crescer, será de quase R$ 200 bilhões. Dinheiro que agrava a situação da preocupante dívida pública.

A população já percebeu que esse déficit é real. Quem nega o fato e fala em superávit deveria buscar conhecer a real situação da Previdência.

A sociedade não mais aceita sustentar os supersalários e as mega-aposentadorias de alguns poucos em detrimento de muitos. Sabe que o déficit só será contido e eliminado com a supressão de benefícios e com regras isonômicas para todos os trabalhadores.

Com aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de natalidade, em breve teremos alguns poucos trabalhadores a suportar uma imensidão de aposentados. Sem receita, a Previdência está fadada à inanição. E o povo, à desassistência.

Cabe a Vossa Excelência impedir o futuro colapso previsto para o sistema previdenciário brasileiro, conforme vem sendo demonstrado por renomados economistas e atuários.

Uma reforma da Previdência para valer tem de acontecer agora. Adiá-la é lançar o Brasil no caos eminente. Tal perspectiva trava a produção, aumenta o desemprego e rebaixa ainda mais a nota de crédito do País. Enfim, impede a retomada do desenvolvimento econômico e social.

Votar a reforma é reescrever a história da Nação; uma história com final feliz.

Respeitosamente,

Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

Aabic – Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo

Abecip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança

AbraincAssociação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias

AbrasceAssociação Brasileira de Shopping Centers

ACSP – Associação Comercial de São Paulo

ADIT BrasilAssociação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil

ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

AeloAssociação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano

Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping

ApeopAssociação Paulista de Empresários de Obras Públicas

AsBea Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Brasinfra – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura

CBICCâmara Brasileira da Indústria da Construção

Cofeci-CreciConselho Federal dos Corretores de Imóveis

Deconcic/FiespDepartamento da Indústria da Construção da Fiesp

Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

Fiabci-BrasilFederação Internacional Imobiliária

IEInstituto de Engenharia

SciespSindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo

Secovi-SPSindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo

SindusCon-SPSindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

Sinicesp – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – SINICESP

Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração