eSocial: liberação do ambiente de produção restrita marca início da fase de testes para as empresas.

A partir de 26 de junho, será possível realizar testes funcionais no sistema. Acesso será disponibilizado em duas etapas.

A Secretaria da Receita Federal disponibiliza a partir de hoje, 26 de junho, o ambiente de produção restrita do eSocial, dando início à fase de testes do projeto para as empresas. O acesso será realizado em duas etapas, conforme a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 9, de 21 de junho de 2017. Na primeira, que vai até 31 de julho, para as empresas de Tecnologia da Informação (TI); a segunda, a partir de 1º de agosto, para todas as empresas.

O ambiente de Produção Restrita é uma infraestrutura criada no âmbito do projeto eSocial para viabilizar a realização de testes, sem qualquer efeito jurídico. Trata-se de um ambiente limitado, com número máximo de trabalhadores por empresa, destinado exclusivamente a testes funcionais. A infraestrutura não permite testes de carga ou testes de performance.

O uso do eSocial será obrigatório a partir de janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$78 milhões e em julho de 2018 para as demais. A intenção do governo é que durante o período de testes na Produção Restrita as empresas validem a adequação de seus sistemas ao eSocial.

Para melhor utilização do ambiente restrito, foi disponibilizado manual para desenvolvedores, além de canal de comunicação com a equipe de suporte, para que seja feito o registro das ocorrências pelas empresas que utilizam o ambiente.

Fonte: eSocial/Governo Federal (modificado)