Estudo do Sinaenco sobre pontes e viadutos de SP é destaque no Fantástico

Levantamento é parte da Campanha pela Manutenção do Ambiente Construído.

O programa Fantástico, da TV Globo, deu destaque no último domingo, 26 de novembro, para o estudo do Sinaenco sobre o estado de manutenção das pontes e viadutos da cidade de São Paulo.

A reportagem mostrou os problemas das três obras de arte urbanas consideradas em pior estado (Ponte Jânio Quadros, Viaduto General Olímpio da Silveira e Ponte da Freguesia da Ó), entre as 75 avaliadas pelo Sindicato no primeiro semestre de 2017, e reforçou a importância da manutenção preventiva das estruturas.

O estudo é parte da Campanha pela Manutenção do Ambiente Construídodesenvolvida pelo Sinaenco desde 2005, cujo objetivo é alertar sociedade e governos sobre a importância de políticas permanentes de manutenção de equipamentos públicos e obras de arte urbanas. A campanha tem como ação central a elaboração de estudos – intitulados Infraestrutura: prazo de validade vencido –, nos quais é avaliado o estado aparente de conservação de pontes, viadutos, estradas, galerias pluviais, entre outros.

O levantamento de 2017 é o terceiro sobre as estruturas da capital paulista. O trabalho de verificação realizado em 2007 resultou em um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, entre o Ministério Público e a Prefeitura de São Paulo, para que fossem investidos recursos na manutenção do patrimônio construído. O TAC também é tema da reportagem do Fantástico.

ASSISTA A REPORTAGEM: Blitz em pontes e viadutos revela perigos no caminho dos paulistanos