Estudos de viabilidade da Ferrovia Paraense são aprovados

Em agosto, serão realizadas audiências públicas para aprimorar documentos técnicos necessários à realização do certame de concessão. Linha ligará o estado do Pará de norte a sul.

A Comissão de Licitação da Rodovia Paraense (Fepasa) aprovou no início deste mês os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do empreendimento. A comissão de avaliação foi formada pelas secretarias de Planejamento, de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Transportes e da Fazenda, além da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará.

Os próximos passos, segundo comunicado do governo estadual, serão a realização em agosto de audiências públicas e reuniões para aprimorar os documentos técnicos e jurídicos necessários à realização do certame de concessão dos trechos da linha.

O projeto da Rodovia Paraense prevê a construção de 1.316 quilômetros de ferrovia que passarão por 23 municípios, interligando o Pará de norte a sul. A proposta de implantação partiu da iniciativa privada em 2015, quando a empresa Pavan Engenharia solicitou, via Procedimento de Manifestação de Interesse, autorização ao estado para realizar os EVTEA do empreendimento. A linha ferroviária deverá ser utilizada para o escoamento de grãos e minérios.

O Sinaenco parabeniza o governo do Pará pela condução do processo, dando total transparência à sociedade e respeitando as etapas iniciais do projeto, que são fundamentais para que o empreendimento seja bem-sucedido nas dimensões econômica, social e ambiental.

Foto: PAC/Divulgação