Fundo irá financiar concessões de infraestrutura

Fundo é resultado de parceria entre Banco de Desenvolvimento da América Latina e BNP Paribas. Capital deverá chegar a R$ 1 bilhão, valor a ser aplicado em carteira de debêntures incentivadas.

Parte fundamental na retomada do crescimento econômico, o programa de concessões deve ganhar mais um aliado em termos de fontes de financiamento. Segundo informações publicadas na edição de hoje do jornal Valor Econômico, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (antiga Corporação Andina de Fomento – CAF) e o BNP Paribas Asset Management Brasil acertaram a constituição de um fundo de investimentos voltado para a infraestrutura. O capital do fundo deverá chegar a R$ 1 bilhão, valor que será aplicado em uma carteira de debêntures incentivadas.

A parceria tem como premissa um investimento inicial do Banco de Desenvolvimento e do BNP, que ficaria em cerca de 10% do montante. A intenção do fundo é atrair investidores no exterior, como fundos soberanos e de pensão. Em entrevista ao Valor, o assessor especial da CAF para Infraestrutura, Victor Traverso, afirmou que a ideia é que o fundo esteja em operação no segundo semestre de 2017.

As debêntures incentivadas são regulamentadas pela Lei 12.431/2011, que prevê isenção de Imposto de Renda para aplicações financeiras voltadas ao financiamento de projetos de infraestrutura. O instrumento é visto como uma alternativa para diminuir o peso do crédito subsidiado do BNDES nas novas concessões.