Governo oficializa criação de comitê estratégico para a disseminação do BIM

Cinco ministérios mais Casa Civil e secretaria-geral da Presidência vão participar dos trabalhos.

O Governo federal formalizou a criação de Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (BIM), cujo o objetivo será propor a Estratégia Nacional de Disseminação da metodologia no país.

De acordo com decreto publicado no início de junho, no Diário Oficial da União, o comitê terá como membros o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que exercerá a presidência, Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Defesa; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Ainda conforme o documento, o comitê se reunirá uma vez por trimestre para propor as diretrizes do planejamento, validar o Mapa Estratégico e o Plano de Ações para a disseminação da metodologia no país. Além do Grupo Técnico que prestará apoio técnico e administrativo ao CE-BIM, composto por servidores e militares dos órgãos participantes, o decreto prevê a participação de especialistas, técnicos e pesquisadores de entidades públicas e privadas para apoiar e subsidiar as ações do Comitê.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, a estratégia nacional terá como referências as experiências do Chile e do Reino Unido.

 

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção e MDIC (modificado).