Importância da engenharia consultiva é reafirmada em evento do Crea-GO e da Anetrans

Evento mostrou o alinhamento das entidades da engenharia em defesa da justa contratação de projetos e serviços técnicos especializados.

Um grande público, composto por profissionais, representantes do setor público e de entidades ligadas à engenharia e ao setor da construção, lotou o auditório do Crea-GO, em Goiânia, no último dia 30 de outubro para assistir ao debate sobre “A importância da Engenharia Consultiva para o desenvolvimento do Brasil”.  O evento foi promovido pelo Crea-GO, em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans).

Dividido em palestras ligadas ao tema, o evento serviu para demonstrar o alinhamento das entidades da engenharia, como o Crea-Go, a Anetrans e o Sinaenco, na crítica ao modelo de contratação adotado por diversos os órgãos governamentais, baseado prioritariamente no preço, em detrimento da qualidade técnica dos projetos e serviços especializados.

Essa posição foi afirmada, na abertura do evento, pela presidente da Anetrans, a advogada Luciana Dutra de Souza. “Defendemos o planejamento, a prestação de serviços com qualidade e com melhor técnica, cumprindo fielmente as normas técnicas e legais, para contribuir com a efetividade das obras de infraestrutura do país, evidenciando ainda a segurança, a redução do tempo de execução e a conclusão dentro dos prazos estabelecidos”.

O posicionamento foi endossado pelo vice-presidente do Crea-GO, Jovanilson Faleiro, que afirmou: “Não tem como colocar a engenharia em campo sem ter um planejamento realizado anteriormente”. Também o advogado Marco Antônio Meneghetti, sócio da ADVM Advocacia, de Brasília, que discorreu sobre o “Ponto de vista jurídico quanto ao critério ‘Técnica e Preço’, afirmou que “do ponto de vista jurídico é preciso aliar, no mínimo, preço e técnica para se ter uma obra de qualidade, sem jamais deixar o preço prevalecer”. E completou: “Precisamos melhorar os editais, detalhando seu conteúdo”.

O evento contou ainda com palestras do superintendente de Governança de Engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), engenheiro Ricardo Alexandre Gois Ferreira, que abordou o tema “A visão do contratante quanto ao papel da Engenharia Consultiva para o futuro do Brasil”; do engenheiro Mario Mondolfo, presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, que focou no “Critério ‘Técnica e Preço’ para contratação de serviços técnicos especializados – visão técnica e gerencial do contratante dos serviços”.

Ao final do evento, uma mesa-redonda debateu “O critério ‘menor preço’ para contratação dos serviços de engenharia consultiva”. Essa mesa-redonda contou com a participação do vice-presidente de Administração e Finanças do Sinaenco, Sérgio Marques de Assumpção, além de representantes do DNIT e da ANTT, entre outros. O presidente do Sinaenco do Distrito Federal, engenheiro Fábio Araújo Nodari, também participou do evento.

Fonte: Crea/GO (modificado)
Foto: Divulgação/