Levantamento do Sinaenco resulta na criação de grupo permanente para avaliar a situação dos equipamentos públicos de Salvador

Grupo é formado por membros de Sinaenco/BA, Crea/BA, Asmea e prefeitura municipal.

A campanha pela manutenção do ambiente construído, desenvolvida pelo Sinaenco desde 2006, continua produzindo resultados positivos, graças à repercussão pública nas cidades onde é realizada.  O mais recente deles, o estudo Infraestrutura de Salvador: Prazo de Validade Vencido, realizado em maio e que avaliou a situação de 31 equipamentos públicos de Salvador, acaba de resultar na na criação de um Grupo Permanente de Apoio à Gestão de Manutenção de Equipamentos Públicos.

O Grupo Permanente é composto por membros da Regional Bahia do Sinaenco, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), da Associação dos Servidores Municipais de Engenheiros e Arquitetos (Asmea) e da Prefeitura Municipal de Salvador. A decisão de criar esse grupo dedicado à gestão da manutenção dos equipamentos públicos soteropolitanos foi tomada em reunião realizada na última terça-feira, 26 de junho, na sede do Crea/BA.

O estudo desenvolvido pelo Sinaenco foi divulgado em coletiva de imprensa realizada em maio, com grande repercussão nos principais veículos de comunicação soteropolitanos. Esta é a terceira vez que o Sinaenco realiza a avaliação do estado da infraestrutura em Salvador. Em 2008 foram apontados 14 pontos com problemas. Neste novo estudo, além das obras antes avaliadas, foram acrescentados 17 novos casos de Prazo de Validade Vencido.

Revelou o presidente do Sinaenco/BA, engenheiro Carlos Alberto Stagliorio, “temos grande satisfação em verificar que uma ação do Sinaenco, com a realização de mais uma edição do PVV de Salvador, resultou na criação de um grupo integrado por entidades da engenharia e por órgãos da Prefeitura de Salvador e dedicado a avaliar a situação dos equipamentos públicos soteropolitanos, auxiliando os órgãos municipais nas necessárias ações preventivas e corretivas”.

O objetivo do levantamento, ressalta o presidente do Sinaenco/BA, foi o de destacar os problemas resultantes da falta de manutenção, questão que vem de décadas, atravessando diversas administrações. “O estudo é uma provocação para que os poderes públicos deem o devido valor à manutenção. Nós, do Sinaenco, nos comprometemos em participar de todas as atividades do cronograma do grupo permanente”, disse.

A criação de um grupo permanente é importante porque vai auxiliar a prefeitura de Salvador na identificação de prioridades para as atividades de manutenção dos equipamentos públicos da capital baiana, segundo o subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Álvaro da Silveira Filho. “Esse grupo trará informações novas, principalmente, relacionada as questões de riscos”, avaliou Silveira Filho.

Para o representante da Asmea, Luís Paulo Argolo, todas as ações que reúnem a engenharia para pensar sobre a situação da infraestrutura em Salvador são positivas e a entidade, que reúne os profissionais que lidam no dia a dia com a questão da falta de manutenção nos equipamentos públicos, tem muito a colaborar com o grupo. “Daremos apoio e contribuiremos com esta iniciativa que vai verificar o perfil das obras públicas de Salvador”.

O chefe de gabinete do Crea/BA, engenheiro químico Herbert Oliveira, considera importante a criação do grupo permanente porque ele deve “garantir a redução dos riscos e a segurança da sociedade”.

A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 5 de julho, quando será definida a metodologia de trabalho. Participarão do encontro representantes do Sinaenco/BA, Crea/BA, Comissão de Defesa Civil (Codesal), Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Com informações do Crea-BA/Foto: Divulgação/Crea-BA

 

LEIA TAMBÉM:

Infraestrutura de Salvador deteriora por falta de manutenção

Casarão histórico que desabou em Salvador estava com Prazo de Validade Vencido