Novo SICRO, do DNIT, é tema de curso nos dias 8 e 9 de maio

Ferramenta é utilizada para elaboração de orçamentos de projetos e licitação de obras por órgãos públicos do setor de transportes.

O Sinaenco Educação Corporativa promove, em 8 e 9 de maio, o curso Como utilizar o novo SICRO, do DNIT, na formação de preços. O SICRO, ou Sistema de Custos Referenciais de Obras, é uma ferramenta de atualização e definição de custos. Ele é utilizada para estabelecer parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos de transportes e licitação de obras pela Administração Pública.

A nova versão da ferramenta foi implantada em 2017 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Traz inúmeras novidades, como uma nova metodologia para definição dos custos de referência da mão de obra e a inclusão de composições de custos dos modais ferroviário e aquaviário.

O curso irá abordar os conceitos relacionados ao SICRO, detalhar os critérios de preparação de orçamentos exigidos pela nova versão da ferramenta e oferecer orientações práticas sobre como os orçamentistas e as empresas de projetos devem sincronizar suas ações, de modo a oferecer peças orçamentárias críveis e tecnicamente consistentes. Detalhes no quadro abaixo.

Além do DNIT, utilizam o SICRO órgãos como Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Infraero.

Foto: Divulgação PAC

Curso - Como utilizar o novo SICRO, do DNIT na formação de preços

Reserve já sua vaga! 

Data: 8 e 9 de maio de 2018
Horário: 9h às 18h
Local: Sinaenco – R. Marquês de Itu, nº 70, 3º andar – República – São Paulo (SP)

Investimento:

R$ 780 (profissionais de empresas associadas ao Sinaenco)
R$ 980 (profissionais em geral)

Ementa:

  • Novos critérios de preparação de orçamentos exigidos pelo novo SICRO;
  • Orientações práticas de como os orçamentistas e as empresas de projetos devem sincronizar suas ações, de modo a oferecer peças orçamentárias críveis e tecnicamente consistentes;
  • As novas responsabilidades dos projetistas na orçamentação das obras
  • Como devem ser preparadas as planilhas orçamentárias.

Será fornecido material de apoio em apostila sobre o SICRO/DNIT e uma versão ‘trial’ do software de orçamento COMPOR, por 60 dias.

A quem se destina: Engenheiros e arquitetos dedicados a projetos e especialistas na formação do preço de projetos e obras de infraestrutura e edificações, consultores, peritos, auditores, estudantes e estagiários.

Professores:

Sílvio Figueiredo Mourão, Engenheiro Civil (PUC/RJ), com especialização em Economia Teórica e Aplicada (FGV) e em Pavimentação Rodoviária (IPR). Fundador do Fórum Brasileiro de Custos de Infraestrutura, consultor e Instrutor de custos e pavimentação. Ex-coordenador geral de Custos de Infraestrutura e ex-gerente de Estudos e Projetos do DNIT.

Jurandir dos Santos Alves da Silva, Consultor, Engenheiro Civil (Faculdade Kennedy), MBA Engenharia Econômica (Fundação Dom Cabral). Foi diretor da Construtora Ápia, Coneme Engenharia e Construções, Construtora Sant’Anna, Ápia Empreendimentos e Superintendente de Desenvolvimento e Planejamento do SICEPOT-MG, Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Custos de Infraestrutura, Participante do Grupo de Trabalho da Elaboração da NBR 16.633.

Vagas Limitadas.