Sinaenco participa do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Durante o evento, Sindicato assinará acordo de cooperação mútua com a Frente Nacional dos Prefeitos.

O Sinaenco estará presente no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), de realização da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que acontecerá entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Tendo como tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, adequado aos tempos de crise econômica e dificuldades orçamentárias vivenciados atualmente por estados e municípios, os organizadores do evento esperam receber mais de 10 mil participantes para debates que terão como eixo esse tema central.

“Nossa participação nesse evento tem como meta disponibilizar o conhecimento técnico e a experiência acumulada pelas mais de 33 mil empresas de arquitetura e de engenharia de projetos, gerenciamento e fiscalização de obras para o desenvolvimento de uma infraestrutura de qualidade. Nesse sentido, o EMDS é um evento muito importante, porque receberá prefeitos e gestores das capitais e das maiores cidades brasileiras, e o espaço ideal para a troca de experiências com os administradores municipais”, afirma José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco.

Durante o evento, no dia 26, o Sinaenco assinará acordo de cooperação mútua com a FNP, única instituição municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos.

O acordo possibilitará não apenas o apoio institucional entre as duas entidades, mas também o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da infraestrutura urbana nos municípios baseado nas boas práticas, com planejamento e projeto de qualidade, que possibilitam a melhor execução e operação de equipamentos públicos, segundo Bernasconi. “Nossa meta é disponibilizar a esses administradores públicos municipais as melhores práticas de planejamento, projeto e execução de obras públicas, que também são o objetivo do nosso Programa Vivacidade”, explica Bernasconi.

O Sinaenco também realizou parceria com a Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração) e o WRI Brasil no projeto Ruas Completas. A proposta é mostrar no IV EMDS um recorte urbano, onde os prefeitos poderão ver uma mostra de excelência em termos de acessibilidade, mobilidade, calçadas, drenagem e pavimentação.

Serão 130 metros quadrados de uma rua cujo projeto foi desenvolvido sob o conceito de acessibilidade universal, visando apresentar um exemplo de convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis, contemplando vias compartilhadas, fachadas ativas, iluminação na escala do pedestre, drenagem por meio de biovaletas, também chamadas de jardins de chuva, paraciclo, e piso tátil.

O projeto Ruas Completas faz parte do Programa VivaCidade, do Sinaenco, e estará também na Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.