Sinaenco recebe representantes da FNE e do SEESP para discutir saídas para a crise

Entidades concordaram em trabalhar em conjunto para retomar o protagonismo da engenharia.

O Sinaenco recebeu na tarde de ontem, 12 de abril, comitiva da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) liderada pelo presidente das duas entidades, Murilo Pinheiro. Em pauta, a grave crise que afeta a engenharia e a necessidade de congregar esforços para o enfrentamento das dificuldades por que passam as empresas e os profissionais do setor.

Na visão de Murilo, a engenharia precisa retomar seu caráter de protagonista no desenvolvimento nacional. “Precisamos de uma saída pensante para a crise”, afirmou, sugerindo que área tecnológica deva trabalhar em conjunto para solucionar questões que precisam ser superadas para a sobrevivência de todos. Preocupam as entidades problemas como a diminuição do conteúdo local em contratações da Petrobras, a desvalorização das empresas nacionais e a restrição de investimentos pelo setor público.

O presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, disse também acreditar que a mobilização do setor é fundamental neste momento. As discussões sobre a nova lei de licitações, afirmou, merecem maior engajamento das entidades. Bernasconi solicitou à comitiva apoio na defesa de que a contratação de empreendimentos públicos seja feita somente com projeto executivo. “Não há substitutivo ao projeto para garantir obras de qualidade e entregues no prazo e no orçamento planejado.”

Também participaram do encontro o VP de Gestão e Assuntos Institucionais do Sinaenco, João Alberto Viol, o presidente e o VP do Sinaenco/SP, Carlos Roberto Soares Mingione e Russell Ludwig, e o diretor-executivo da entidade, Antonio Rolim; além dos diretores da FNE Celso Atienza e Fernando Palmezan Neto, e dos dirigentes do SEESP João Carlos Gonçalves Bibbo e Edilson Reis.