9 novembro 2016

Sede Sebrae Bonito/MS: uma nova atração turística

Edifício no município sul-mato-grossense destaca-se como ponto de referência para moradores e visitantes. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Gil Carlos de Camillo Arquitetura, de Campo Grande

Como nasce um bom projeto? No caso da sede do Sebrae, em Bonito-MS, a solução foi o resultado feliz do encontro entre um cliente exigente e um arquiteto experiente. Tratava-se de um terreno em formato triangular, localizado em uma das entradas da cidade, antiga localidade agrícola, hoje convertida em meca do ecoturismo pantaneiro.

Quando, em 2014 o arquiteto Gil Carlos de Camilo foi escolhido pelo Sebrae para desenvolver a obra, recebeu a encomenda de um edifício que se tornasse uma referência para a cidade. Camilo procurou trabalhar em sintonia com todas as condicionantes naturais, a começar pela topografia em aclive do terreno de quase 6.800 metros quadrados. Havia também a demanda do cliente de que o edifício permitisse amplas aberturas para a paisagem ao redor.

Dado o prazo da obra e a necessidade de reduzir o impacto ambiental,  a solução encaminhou-se para uma estrutura metálica e grandes panos de vidro. Para reduzir a insolação, as laterais de vidro insulado eco-lite foram voltadas para baixo, tal qual superfícies lapidadas de uma pedra preciosa. E como o edifício teria que contar com docas para receber grandes caminhões o formato prismático triangular surgiu como melhor solução, explicou Camilo em entrevista por telefone.

A obra construída também faz “referências aos atrativos naturais da região – a transparência e a tonalidade das águas são aspectos singulares”, revela o arquiteto em seu texto de apresentação do projeto. Embasamento e espelho d’água, por exemplo, receberam pastilhas de porcelana com tons próximos ao das águas do rio Formoso, principal afluente do município. Há ainda paredes internas com a cor anil – a mesma presente nas águas da Gruta do Lago Azul, outro atrativo natural da região. E a implantação e a solução estrutural permitem que o edifício pareça flutuar sobre o espelho d’agua

São pouco mais de 718 metros quadrados de área construída em dois pisos, com salas administrativas e espaços internos e externos para treinamentos, além de um lobby concebido como espaço multiuso aberto para a utilização pela comunidade.

Dada à leveza da estrutura e ao rigor do clima quente local, as vedações externas são protegidas com isolamento térmico de poliuretano enclausurado em painéis de laminado melamínico. Internamente, os ambientes foram fechados com paineis de gesso acartonado.

O volume construído conta com aberturas contínuas nas extremidade dos pisos em balanço sobre o espelho d’água e também com um lanternim na cobertura, solução que propicia ventilação natural, minimizando a necessidade de acionamento de sistemas de ventilação mecânica no lobby. Energia e água foram também tratadas com parcimônia: o edifício conta com painéis fotovoltaicos para geração de energia e sistemas para reutilização de águas pluviais.

Um ano após a entrega da obra, o edifício já se tornou um dos pontos mais visitados da cidade. E recentemente a prefeitura local o incluiu no roteiro turístico oficial, conta o arquiteto.

Sebrae Bonito
Localização: Bonito-MS
Projeto arquitetônico: Gil Carlos de Camilo
Equipe: Gina Mathias, Karina Escalante e Suzanna Amado
Estrutura Concreto e Fundações: Pró-Cálculo
Estrutura Metálica: Demei
Elétrica: Engelumen
Luminotécnica: Gil Carlos de Camillo e Engelumen
Hidráulica: TLL Projetos
Ar Condicionado: Termoline
Planejamento de obras: Planenge
Construção: RVA
Área do terreno: 6.771,26 m2
Área construída: 718,40 m2
Ano do projeto: 2013/2014
Conclusão da obra: 2015
Fotografias: Erich Sacco
galeria de imagens
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco
Foto: Erich Sacco