Projeto de via acessível, sustentável e inclusiva é destaque em evento em São Paulo

Iniciativa de Sinaenco e parceiros, projeto Ruas Completas mostra, em escala real, as vantagens do projeto de uma via urbana com respeito aos pedestres e ciclistas, veículos transitando em baixa velocidade e faixas exclusivas para ônibus.

O Projeto Ruas Completas será apresentado na Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que acontece entre os dias 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo. Esse projeto é uma iniciativa do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, organização internacional que atua em mais de 50 países.

Pelo conceito desse projeto, os usuários das vias conseguem desfrutar da ainda rara sensação de passear por uma rua em que pedestres, idosos, deficientes físicos e ciclistas podem caminhar e pedalar com tranquilidade, e com automóveis transitando em baixa velocidade, e há faixa exclusiva para ônibus.

“O objetivo da construção de uma Rua Completa será o de mostrar aos visitantes desse importante evento a possibilidade da convivência harmoniosa e segura, em escala real, da construção de vias urbanas, em locais de comércio e com grande fluxo de pessoas”, afirma o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi.

A rua que será construída no evento terá 187 m2 de área total, com o leito carroçável compartilhado por bicicletas e carros, com faixas específicas para ônibus. A faixa destinada aos ônibus será em concreto armado, enquanto o trecho de uso misto (ciclistas e automóveis) será pavimentado com piso intertravado de concreto. As calçadas receberão piso permeável de concreto.

A convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis será possível pela baixa velocidade máxima permitida aos veículos, de 40 km/h, com ampla sinalização e outros elementos de projeto, como a iluminação, com foco nas calçadas e nos pedestres e piso podotátil, para orientação aos deficientes visuais. A drenagem dessa rua será feita por meio de biovaletas, também chamadas de Jardim de Chuvas, um canteiro que permite a passagem das águas pluviais.

Nas laterais, fachadas cenográficas simularão lojas e espaços comerciais, todos com grande transparência e visibilidade, propiciando assim maior segurança mútua – aos pedestres e aos lojistas e à clientela.

Imagem: WRI Brasil

Projeto Ruas Completas

Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos

Local: São Paulo Expo

Data: 7 a 9 de maio

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