Artigo: Hora de repensar o trânsito de Salvador, por Carlos Stagliorio, presidente do Sinaenco/BA.

A população de Salvador vem sofrendo com os congestionamentos cada vez mais intensos que acontecem na capital da Bahia. O crescimento da frota de veículos nos últimos 15 anos tem transformado a vida dos que residem e trabalham na cidade em um sofrimento diário. Em 2020 a frota da cidade deverá chegar à marca de um milhão de veículos automotores.

Salvador tinha 378 mil automóveis em 2007, frota essa que alcançou 580 mil em 2017, de acordo com dados do Denatran. Esse total de automóveis, somado às demais categorias de veículos, totaliza 910 mil veículos circulando somente na capital. Entre 2007 e 2017, a frota de veículos em circulação cresceu 74,3%. E em diversas cidades da RMS, como Itaparica

e Vera Cruz, o aumento do número de veículos em circulação chegou a 12% ao ano. Como a malha viária não tem como crescer e a oferta de transporte de massa, como o metrô, não é expandida em percentuais correspondentes às necessidades de locomoção da população soteropolitana e da RMS, o trânsito tende a ficar cada vez pior, exigindo medidas drásticas e de efeito imediato, que ajudem a minimizar os congestionamentos e a melhorar em parte a qualidade de vida da população.

Entre essas medidas, o rodízio de veículos é um dos mais indicados por proibir a circulação de 20% da frota de automóveis nos chamados horários de pico nos dias da semana e de acordo com o número final da placa. Adotado no Brasil apenas em São Paulo, desde 1995, o rodízio de veículos é empregado como alternativa por diversas capitais no mundo, como Cidade do México, Santiago do Chile, San José (Costa Rica), Atenas (Grécia) e Pequim (China), entre outras. O rodízio tem a grande vantagem de poder ser implementado após a

aprovação de legislação específica pela Câmara Municipal e a sanção do prefeito, sem a necessidade de investimentos elevados. Já os efeitos são imediatos, trazendo um desafogo ao trânsito.

Além disso, o trânsito de Salvador é prejudicado, também, no período letivo pelo desrespeito à legislação por pais e pessoas que vão levar os filhos à escola e estacionam em fila dupla e, às vezes, até tripla, prejudicando o trânsito e espalhando o congestionamento pelos arredores. É urgente que os órgãos de controle de trânsito intensifiquem a fiscalização nas escolas, nos horários de entrada e saída de alunos, e adotem medidas, como a exigência de locais específicos e com espaço adequado para o estacionamento dos veículos que transportam alunos. Medidas simples e de impacto no trânsito da cidade como obrigatoriedade de previsão de áreas de espera, embarque e desembarque.

A maioria dos moradores de Salvador ficará muito satisfeita com a melhoria de sua qualidade de vida.