A partir de informações de fontes oficiais, o Sinaenco elabora periodicamente estudos que trazem um consistente panorama sobre a arquitetura e engenharia consultiva.
Apresenta a evolução do emprego formal no setor de serviços e no segmento de arquitetura e engenharia consultiva. Traz considerações sobre cenário econômico, investimentos públicos e privados e outros fatores com impacto nas contratações de pessoal pela A&EC. Base de dados: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Dados nacionais e por região geográfica. Periodicidade: mensal.
Reúne informações sobre as empresas, tais como número de instituições ativas, pessoal ocupado, estrutura das atividades existentes e resultados econômicos. A base para formação do perfil são as estatísticas oficiais fornecidas pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE). Periodicidade: anual.
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) é suprimento de controle das atividades trabalhistas no país e permite a caracterização do mercado de trabalho formal. Figuram nesta publicação dados sobre estoque de empregados no setor de A&EC, incluindo grau de escolaridade, remuneração média e categorias profissionais mobilizadas. Os dados são analisados nacionalmente e por região geográfica. Periodocidade: anual.
O objetivo da Sondagem é avaliar a perspectiva dos empresários da arquitetura e da engenharia consultiva sobre o desempenho atual e futuro dos negócios, bem como a percepção sobre a conjuntura macroeconômica. Aborda faturamento, custos e despesas, quadro de funcionários, investimentos, inadimplência dos contratantes etc. Para composição dos dados, é enviado trimestralmente questionário às empresas que constam em sua base de representação do Sindicato. Periodicidade: trimestral.