Evento debate a agenda BIM no Brasil

Primeiro encontro da série ‘Precisamos falar sobre BIM’ foi promovido em 9 de agosto.

O Sinaenco deu início, no último dia 9 de agosto, à série de debates ‘Precisamos falar sobre BIM’. “Realizaremos esses encontros mensalmente. Nossa proposta é abrir espaço para discussões sobre a metodologia BIM, tema da ordem do dia para as empresas de arquitetura e engenharia”, disse o VP de Arquitetura do Sinaenco/SP, Eduardo Nardelli.

O palestrante convidado para o lançamento do programa foi o engenheiro Wilton Catelani, consultor estratégico BIM e atual coordenador da Comissão de Estudo Especial da ABNT (CEE-134) responsável pela NBR 15.965, primeira norma nacional sobre a modelagem da informação da construção. Catelani também colaborou ativamente com os trabalhos do Comitê Estratégico de Disseminação do BIM, que culminaram na publicação da Estratégia BIM BR, oficializada pelo Decreto federal nº 9.377, de maio de 2018. E, atualmente, é consultor para a implantação BIM no programa PROARTE do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Sob o tema A Agenda BIM no Brasil, a apresentação do especialista trouxe um histórico de como a metodologia está se consolidando como padrão tecnológico na construção civil. “Em diversos países há iniciativas para contratação com exigência de BIM pelos governos, e esse movimento existe também no Brasil”. Por aqui, sobretudo a partir de 2008, academia, entidades da cadeia produtiva, empresas e o setor público vem se encarregando, cada um a seu modo, de produzir conhecimento e difundir a metodologia.

Decreto federal

No plano federal, um dos marcos apontados por Catelani foi a assinatura, em 2016, de Memorando de Entendimento sobre BIM entre o Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Reino Unido, “uma das principais referências na exigência do BIM no mundo”, disse. Em ato posterior, em junho de 2017, foi criado o Comitê Estratégico, sob a liderança do MDIC, com a participação de outros seis ministérios. “Após a publicação do decreto, foi formado um Comitê Gestor que ficará responsável pelo gerenciamento da Estratégia BIM BR”.

De acordo com Catelani, os esforços desse colegiado estão concentrados no momento na preparação de decreto para que compras governamentais possam ser realizadas com exigência de BIM.

Ainda como parte da estratégia do Governo Federal de impulsionar a adoção da metodologia, foram definidos projetos-piloto de utilização do BIM em empreendimentos do Exército, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), do Ministério da Saúde e do DNIT.

No DNIT, informou Catelani, a implantação dos processos Building Information Modeling será dará inicialmente no PROARTE, programa que prevê a revitalização de cerca de 8 mil pontes em rodovias federais.

Convênio

DSC_0146

O primeiro evento da série Precisamos falar sobre BIM foi finalizado com a formalização de acordo de parceria entre o Sinaenco e a Graphisoft Brasil. Para a assinatura, estiveram presentes o presidente nacional do Sindicato, engenheiro Carlos Roberto Soares Mingione, e o diretor-geral da empresa, arquiteto Gustavo Carezzato.

A parceria prevê condições especiais na aquisição de softwares e soluções BIM pelos associados do Sinaenco. Clique aqui e saiba mais sobre esse benefício.

Agende-se

frame-Precisamos falar sobre BIM-corte

O próximo debate do ‘Precisamos falar sobre BIM’ será realizado em 4 de setembro (terça-feira), às 16h30, na sede do Sinaenco, em São Paulo.

O evento contará com a presença do arquiteto João Gaspar, secretário da Comissão de Estudo Especial da ABNT (CEE-134) e diretor do TI Lab (centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM).

Informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.