Curso aborda utilização do Sinapi na elaboração de orçamentos e obras

Treinamento será em 24 e 25 de setembro, no Recife.

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) é indicado como referência oficial para a elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, conforme o Decreto Presidencial 7.983/2013 e a Lei Federal 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e das suas subsidiárias.

Todas as principais informações para o uso correto do Sistema estão disponibilizadas no Livro de Metodologia e Conceitos do Sinapi, bem como nos Cadernos Técnicos das composições aferidas e arquivos adicionais publicados pela Caixa Econômica Federal.

O curso tem por objetivo treinar gestores públicos, associados e demais interessados sobre o conteúdo desses materiais referenciais do Sinapi, orientando sobre como utilizá-los de forma adequada.

▶ CONTEÚDO

Conceitos sobre Orçamento, Custos Diretos, Indiretos e BDI

Formação de Preço de Insumos, Composições, Custo de Mão de Obra com Encargos Sociais, Custo de Mão de Obra Acrescida de Encargos Complementares, Custo de Administração Local e metodologia de Formação dos Encargos Complementares;

Organização dos Cadernos Técnicos, Tipos de Composição do SINAPI, Serviços de Transporte;

▶ INSTRUTORA

Luciana Andrade – Especialização em gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura. Engenheira Civil, com experiência em obras públicas e privadas. Atualmente, é responsável pelo setor de pesquisa na área de orçamento do Sinduscon/Pe, participando também do grupo técnico que acompanha o processo de revisão do SINAPI. Palestrante nos Seminários Nacionais de Revisão do SINAPI.

▶ QUANDO

Dia: 24 e 25 de setembro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Local: Rua Marques Amorim, 136 – Ilha do Leite –  Recife (PE)

Informações e inscrições: sinaenco.pe@sinaenco.com.br ou (81) 99219-5004  (81) 98807-3900