Nova versão do SiAC/PBQP-H é tema de treinamento no dia 5 de setembro

Regimento do Sistema de Avaliação foi atualizado, em junho de 2018, para a versão ISO 9001:2015.

O Sinaenco, em parceria com o ICV BRASIL, promoverá no próximo dia 5 de setembro, em São Paulo, o curso A Nova Versão do SiAC/PBQP-H alinhado à ABNT ISO 9001:2015.

+ Clique aqui para realizar sua inscrição. Empresas associadas ao Sinaenco têm desconto no valor do curso.

As atualizações no Regimento Geral do SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras foram oficializadas com a publicação, pelo Ministério das Cidades, da Portaria nº 383 no DOU – Diário Oficial da União, de 14 de junho de 2018. Empresas e certificadoras têm prazo de um ano, a contar da data de publicação no DOU, para fazer a transição de seus sistemas de gestão para a nova versão.

O curso irá detalhar as alterações no Regimento e seus impactos, preparando os profissionais para atendimento aos novos requisitos.

Qualidade na cadeia produtiva

O SiAC é um dos pilares do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Sua missão é contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor da construção civil, nas especialidades técnicas de execução de obras, serviços especializados de execução de obras, gerenciamento de obras e de empreendimentos e elaboração de projetos.

Além da atualização do documento para a versão ISO 9001:2015, foram adicionados no Regimento Específico da Especialidade Técnica Execução de Obras os seguintes pontos:

  • Uma terceira condição de excepcionalidade para o caso de auditorias sem existência de obras, referente à recertificação (art. 9º);
  • A exigência de Plano de Controle Tecnológico em todas as obras, não apenas nas obras de edificações (art. 24 do Regimento Específico);

E ainda, no Referencial Normativo:

  • Inclusão do item 1.3, referente à inclusão da mentalidade de risco.
  • Aceitação dos FAD’s e dos DATec’s, tanto nas entradas como nas saídas de projeto (itens 8.3.3 e 8.3.5).

 

Curso A Nova Versão do SiAC/PBQP-H alinhado à ABNT ISO 9001:2015

Data: 5 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: auditório do Sinaenco (Rua Marquês de Itu, 70, 3º andar – República – São Paulo (SP)

Investimento
R$ 300 (empresas associadas ao Sinaenco)
R$ 350 (não associados)

INSCREVA-SE

Conteúdo

  • A estrutura das normas de gestão PBQP-H/SiAC:2018 x ISO 9001:2015;
  • O SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Principais mudanças no novo regimento do SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil;
  • Estudo dos requisitos do regimento SiAC.


Professor

Luís Eduardo Barros de Camargo, Engenheiro Civil
Auditor Líder SGQ, Auditor Líder ISO 9001 pela ICV BRASIL. Qualificação – Auditor RAC PBQP-H SiAC – Certificado de auditor Líder do SiAC/2016-PBQP-h pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção – ABENDI (registro no RAC, número 1764); Auditor Selo Excelência Abcic – Qualificado pela Associação Brasileira de Construções Industrializadas de Concreto, como auditor do selo de excelência ABCIC níveis I, II e III.