Curso sobre Novo SICRO/DNIT em Fortaleza

Ferramenta é utilizada para elaboração de orçamentos de projetos e licitação de obras por órgãos públicos do setor de transportes.

O Sinaenco/CE promove, nos dias 20 e 21 de setembro, o curso Como utilizar o Novo SICRO/DNIT na Formação de Preços.

+ Clique aqui para realizar sua inscrição. Empresas associadas ao Sinaenco têm desconto no valor do curso.

O SICRO, ou Sistema de Custos Referenciais de Obras, é uma ferramenta de atualização e definição de custos. Ele é utilizado para estabelecer parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos de transportes e licitação de obras pela Administração Pública.

A nova versão da ferramenta foi implantada em 2017 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Traz inúmeras novidades, como uma nova metodologia para definição dos custos de referência da mão de obra e a inclusão de composições de custos dos modais ferroviário e aquaviário.

O curso irá abordar os conceitos relacionados ao SICRO, detalhar os critérios de preparação de orçamentos exigidos pela nova versão da ferramenta e oferecer orientações práticas sobre como os orçamentistas e as empresas de projetos devem sincronizar suas ações, de modo a oferecer peças orçamentárias críveis e tecnicamente consistentes.

Além do DNIT, utilizam o SICRO órgãos como Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Infraero.

Curso sobre Novo SICRO/DNIT em Fortaleza

Data: 20 e 21 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: FIEC – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza (CE)

Investimento

R$690 Empresas associadas ao Sinaenco
R$750 Empresas não associadas
(Valores podem ser parcelados em até 2 vezes – sendo a entrada até 10/9 e a segunda parcela até 17/9 ).

Informações: (85) 3023-9200/(85) 98712-6874 ou pelo sinaenco.ce@sinaenco.com.br

INSCREVA-SE

Conteúdo programático

  • Conceitos e detalhes do novo SICRO;
  • Os critérios de composição de custos e preços unitários;
  • Como utilizar a planilha do Sistema, para composição de preços de obras de engenharia e infraestrutura;
  • Responsabilidades dos projetistas na orçamentação das obras;
  • Pontos de atenção na utilização do novo SICRO;
  • Introdução à utilização do software para orçamentos COMPOR 90.

 

Professores

Sílvio Figueiredo Mourão Engenheiro Civil (PUC/RJ), especializado em Economia Teórica Aplicada (FGV) e Pavimentação Rodoviária (IPR). No DNIT, atuou como Coordenador Geral de Custos de Infraestrutura e como Gerente de Estudos e Projetos. Foi ainda consultor de custos/concessões do PNUD/ONU; coordenador de Engenharia do Consórcio CCS; Chefe do Serviço de Normalização e da Divisão de Pesquisas do IPR/DNER, além de instrutor de custos e pavimentação. É fundador do Fórum Brasileiro de Custos de Infraestrutura.

George Santiago Moreira Graduado em Sistemas de Informação (Newton Paiva). Já atuou como Consultor e coordenador de implantação de softwares em grandes construtoras, especializado no sistema de gerenciamento Gestor90 e orçamento Compor90, softwares da empresa 90 Tecnologia, palestrante de boas práticas no gerenciamento de custos de obra.