Gestão da paisagem urbana como caminho para a melhoria da qualidade de vida nas cidades

Congresso em Barcelona promove troca de experiências sobre o tema. Sinaenco foi um dos apoiadores do evento internacional.

Especialistas em paisagem urbana que atuam em grandes metrópoles em diversas partes do mundo estiveram reunidos em Barcelona, de 12 a 14 de junho, para o II Congresso Internacional de Paisagem Urbana.

Partindo das conclusões do primeiro encontro, que foi realizado em São Paulo, em 2015, esta edição se propôs a ampliar o conceito de paisagem urbana – passando a contemplar, para além espaços públicos, os espaços privados passíveis de serem usufruídos pela coletividade. E também a oferecer respostas para as cidades que desejam promover o desenvolvimento sustentável a partir da gestão da paisagem urbana.

A programação priorizou a troca de experiências e projetos de diversas metrópoles do mundo. Entre os congressistas presentes, destaque para Joan Clos, diretor-executivo da ONU/Habitat, além de Pasqual Maragall e Ferran Ferrer Viana, respectivamente, ex-prefeito de Barcelona e ex-gerente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona – ambos lideraram a transformação da cidade para as Olimpíadas de 1992.

O Sinaenco é uma das entidades apoiadoras desse importante Congresso. O presidente do Sindicato, José Roberto Bernasconi, participou do evento e, em conferências com diversos participantes, pode compartilhar as propostas e ações do programa VivaCidade, do Sinaenco, cujo mote é justamente a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio da transformação da infraestrutura urbana.

galeria de imagens
Ferran Ferrer Viana, Pasqual Maragall , Joan Clos (respectivamente 2º, 3º e 4º da esquerda para direita).
Marcelo Branco, arquiteta Regina Monteiro e José Roberto Bernasconi.
Arquiteta Regina Monteiro apresenta a experiência de São Paulo com a Lei Cidade Limpa.