Governo do Rio de Janeiro estabelece Estratégia de Disseminação do BIM

Decreto estadual foi publicado em 24 de outubro. Objetivo é difundir a modelagem da informação da construção e preparar agentes públicos e privados para sua adoção.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou o Decreto n° 46.471, de 24 de outubro, estabelecendo a Estratégia de Disseminação do Building Information Modelling no Rio de Janeiro – Estratégia BIM-RJ, com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no Estado.

O ato está em consonância com a Estratégia BIM-BR, oficializada no Decreto Federal nº 9.377, de 17 de maio de 2018.

De acordo com a publicação, a Estratégia BIM-RJ terá, entre seus objetivos: difundir o BIM e seus benefícios; coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM; criar condições favoráveis para o investimento, público e privado, em BIM; estimular a capacitação em BIM; propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para as compras e as contratações públicas com uso do BIM; desenvolver a Plataforma e a Biblioteca Estadual BIM; estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM; e incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM.

O Decreto institui ainda o Comitê Gestor da Estratégia BIM-RJ (CGBIM-RJ), com a finalidade de implementar a Estratégia BIM RJ e gerenciar suas ações.  O Comitê será composto por representantes de órgãos, institutos, empresas, fundações e autarquias da administração direta e indireta do Governo do Estado.