Investir e retomar as obras necessárias para o país

Tema foi debatido em painel no Congresso da FNE.

‘Investir e retomar as obras necessárias ao país’ foi tema de um dos painéis do X Congresso Nacional dos Engenheiros, evento da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realizado entre os dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo (SP).

Participante no debate, o presidente do Sinaenco/SP, Fernando Mentone, defendeu o investimento no planejamento e no projeto como diretrizes centrais da retomada dos empreendimentos paralisados. Segundo Mentone, é preciso estabelecer regras claras de participação do setor privado e definir as prioridades considerando o benefício à população, a questão geográfica e a redução das despesas decorrentes do não investimento. Revisão dos processos de desapropriação e de licenciamento ambiental e fortalecimento das agências também devem ser considerados no processo.

Contribuíram com visões sobre o tema o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), integrante da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e o consultor do projeto da FNE, Artur Araújo. Para Lessa, o problema das obras paradas está relacionado à burocracia e falta de projeto executivo. Já Araújo apontou a necessidade de se definirem alguns critérios, como iniciar a retomada pelas obras que gerarem mais empregos, assegurarem compra de mais insumos nacionais, tiverem maior impacto sobre a cadeia produtiva e na vida do cidadão.

Com informações da FNE