Panorama das negociações da campanha 2019-2020
Confira, a seguir, resumo sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas até o momento e as categoriais profissionais abrangidas.
Clique no Estado para informações sobre as cláusulas e condições acordadas entre o Sinaenco e os sindicatos laborais.
CENTRO-OESTE
Distrito Federal: negociações finalizadas com o Sindicato dos Engenheiros (SENGE), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio (SINTEC) e Sindicato dos Arquitetos (SINARQ).
NORDESTE
Bahia: CCT celebrada com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SINDPEC).
Ceará: foram celebradas convenções com SENGE (Sindicato dos Engenheiros), SINTEC (Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio) e SEDTTEC (Sindicato dos Empregados Desenhistas Técnicos, Artísticos, Industriais, Copistas, Projetistas, Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares).
Pernambuco: negociações finalizadas com o SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento).
NORTE
Pará: em negociações com o SINTRAP – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins.
SUL
Paraná: na região, o Sinaenco celebrou convenções coletivas com os sindicatos laborais que representam as categorias de engenheiros (SENGE), arquitetos (Sindarq). Também foi firmada CCT com o SINDASP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Prestadoras de Serviços).
Santa Catarina: as tratativas com os sindicatos locais estão em fase final.
Rio Grande do Sul: as tratativas com os sindicatos locais estão em fase final.
SUDESTE
Minas Gerais: foram assinadas CCTs para engenheiros, arquitetos, administradores, técnicos industriais, técnicos agrícolas, geólogos, desenhistas técnicos, artísticos, industriais, copistas, projetistas e auxiliares, técnicos de segurança do trabalho.
Rio de Janeiro: as tratativas com os sindicatos locais estão em fase final.
São Paulo: foram firmadas convenções para as seguintes categorias: engenheiros; arquitetos, tecnólogos, químicos, químicos industriais, engenheiros químicos e geólogos; desenhistas (Capital e São Bernardo do Campo e região); pessoal administrativo (Capital, Bauru, Franca, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto) e motoristas.