Norma sobre projeto arquitetônico entra em consulta pública

Textos da NBR 16636 tratam da elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.

Parte inicial de qualquer projeto de edificação ou urbanístico, a concepção e desenvolvimento arquitetônico caracterizam-se por uma elaboração evolutiva, em harmonia com todos os projetos complementares que fazem um edifício ou uma intervenção urbana. Assim, embora a concepção inicial parta do arquiteto, em sintonia com as necessidades do empreendedor, alterações e ajustes se tornam necessários conforme avancem as definições estruturais, de instalações e de outros subsistemas que constituem o projeto completo. Essas fases e etapas devem ser organizadas de forma sequencial e lógica, de forma a garantir a produtividade do processo de projeto e, posteriormente, a execução da obra.

Para atender à esta exigência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas colocou em consulta os dois textos da norma “Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos”, a ABNT NBR 16636, Partes 1 e 2. A consulta está aberta até 27 de agosto.

“O trabalho foi iniciado em 2014 para atender a necessidade de revisão da norma ABNT NBR 13532/1995. A novidade é que agora teremos uma terceira parte, dedicada exclusivamente aos projetos de urbanismo”, explica Luiz Antônio Wanderley Neves Filho, Vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco e membro da Comissão de Estudos que está trabalhando no conjunto de normas. Além de Neves, representa o Sindicato na comissão o diretor da regional São Paulo, Eduardo Martins.

A Parte 1 da norma, explica Neves, define o contexto geral das atividades de projeto de arquitetura, a terminologia e as funções das demais especialidades que colaboram na elaboração do projeto final, incluindo um fluxograma do processo e seus desdobramentos práticos em documentos, informações, cronogramas e outros itens críticos do trabalho de projetar.

As fases e etapas do projeto são objeto da Parte 2 da NBR 16636, que também orienta sobre as informações técnicas obrigatórias em qualquer projeto arquitetônico, desde as dimensões até informações sobre o canteiro de obras e instruções sobre o uso e manutenção da futura edificação. O texto traz também orientações sobre levantamentos necessários, interações com a vizinhança do empreendimento, bem como com as concessionárias de serviços que atendem ao local. Fluxogramas de evolução do projeto e tabelas orientativas sobre cada item a ser projetado na construção completam o texto dessa Parte 2 da norma.

Além da Parte 3, sobre urbanismo, que deverá ser concluída no segundo semestre de 2017, Luiz Neves lembra que a comissão de estudos também está trabalhando na revisão da NBR 6492/1994, que trata da representação gráfica de projetos de arquitetura. “Essas revisões são importantes para adequar os textos de normas aos avanços técnicos e também às mudanças na legislação e aos ritos de elaboração de projetos”, conclui o VP de Arquitetura.

Conheça o novo texto
Para consultar as duas partes da norma ABNT NBR 16636 e participar da consulta, acesse: www.abntonline.com.br/consultanacional