Portaria institui Comitê BIM no Ministério da Infraestrutura

Por meio da portaria nº 1.014, de 6 de maio de 2020, o Ministério da Infraestrutura instituiu o Comitê BIM Infraestrutura (Building Information Modelling), com vistas à discussão, difusão e implantação da Estratégia BIM BR no âmbito da Pasta e de suas vinculadas. De acordo com a portaria, o Comitê terá entre suas atribuições: a […]

Por meio da portaria nº 1.014, de 6 de maio de 2020, o Ministério da Infraestrutura instituiu o Comitê BIM Infraestrutura (Building Information Modelling), com vistas à discussão, difusão e implantação da Estratégia BIM BR no âmbito da Pasta e de suas vinculadas.

De acordo com a portaria, o Comitê terá entre suas atribuições: a realização de atividades estruturantes para promover e difundir a adoção e a implementação do BIM; a elaboração e publicação de documentos, normas e protocolos; possibilitar e estimular a capacitação dos servidores e colaboradores do Ministério.

Também caberá ao Comitê coordenar o desenvolvimento da Plataforma BIM do Ministério da Infraestrutura com base na compilação dos dados técnicos e dos resultados advindos da execução de projetos com o uso de processos BIM no Ministério, objetivando a criação de um Banco de Dados de Projetos de Infraestrutura e uma Biblioteca BIM.

O Ministério da Infraestrutura é um dos órgãos do governo federal que deverão, a partir de 2021, implementar gradualmente o BIM em seus contratos. A determinação consta no decreto nº 10.306 publicado em abril desse ano.

A portaria entra em vigor a partir de 1º de junho.