Seminário aborda as possibilidades do uso do BIM em todo o ciclo de vida do empreendimento

Evento foi promovido pelo Sinaenco, em 22 de agosto, em São Paulo.

O 2º Seminário Internacional: A Era BIM realizado em 22 de agosto, no Teatro Itália, em São Paulo (SP), reuniu especialistas do Brasil e do mundo para compartilhar experiências sobre a adoção da modelagem da informação da construção. Promovido pelo Sinaenco, o evento foi prestigiado por cerca de 300 participantes, entre profissionais de empresas de arquitetura e engenharia, agentes do setor público, representantes da indústria de softwares, pesquisadores e estudantes.

Segundo o presidente nacional do Sinaenco, Carlos Roberto Soares Mingione, a grande presença de público no seminário é indicativo da relevância que o BIM está assumindo nos processos da construção. O dirigente aproveitou para anunciar, em primeira mão, o lançamento do 3º seminário, em 2020.

Eduardo Nardelli, arquiteto e urbanista, Vice-Presidente de Arquitetura do Sinaenco/SP e coordenador de assuntos relativos ao BIM na instituição, ressaltou que o seminário é uma oportunidade de aprofundar o tema: “Procuramos trazer um amplo panorama da Era BIM. Neste seminário, decidimos dar um passo além, especulando as possibilidades que o BIM permite desde a concepção até a demolição, passando pela longa e custosa vida de operação”.

Palestras

O período da manhã do evento foi marcado por palestras relacionadas aos temas “Indústria 4.0  e Gestão de Facilities” e “Estratégia BIM-BR e Normas sobre BIM”. O consultor holandês Hugo Mulder trouxe uma abordagem sobre a Inteligência Artificial aplicada ao projeto, a construção e operação do empreendimento, trançando um panorama para o futuro: “A tecnologia é uma força que não pode parar. Ela vai andar de forma cada vez mais autônoma”.

No período da tarde, os trabalhos começaram com a apresentação de cases de BIM em projetos de infraestrutura. O arquiteto e urbanista Antônio Ivo Mainardi, do Metrô de São Paulo, explicou que a corporação começou a adotar a metodologia em 2011 e, hoje, já são dois contratos nessa linha. “Estamos conseguindo melhorar o projeto com o uso do BIM”, ressaltou.

“Bibliotecas de Objetos BIM” e “Contratação e Implantação de BIM pelo Setor Público” foram outras duas palestras do dia. O engenheiro Rafael Fernandes, diretor de Inovação e Padronização na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, trouxe a experiência de uma das primeiras localidades a utilizar o BIM no Brasil. Ele revela que o uso do BIM foi entendido como uma forma de minimizar os problemas. Segundo ele, até o final do governo, a proposta é ter 100% dos projetos licitados em BIM. “Isso irá impactar positivamente nas obras entregues à sociedade”, analisou.

O 2º Seminario Internacional: A ERA BIM contou com o patrocínio da Autodesk, da Dassault Systemes e da Saint-Gobain.

+ Confira as apresentações do 2º Seminário. 

+ Confira a galeria de fotos do evento.

Fotos: Ricardo Maizza