Sinaenco/PE colabora para a recuperação do Edifício Holiday, ícone modernista do Recife

Objetivo é indicar soluções que viabilizem o retorno dos moradores ao prédio.

O Sinaenco/PE está engajado em iniciativa coletiva para a recuperação do Edifício Holiday, ícone modernista da capital pernambucana. O trabalho é liderado pela Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana do Recife e tem por finalidade apontar soluções que possibilitem o retorno dos moradores ao local.

“O Edifício Holiday é um marco da arquitetura e engenharia imobiliária do Recife, sendo um dos primeiros edifícios verticalizados construídos no bairro de Boa Viagem, e que marcou o início da expansão urbana para a zona sul do Recife”, contextualiza o VP de Arquitetura do Sinaenco, Luiz Antônio Wanderley Neves. O prédio foi construído entre os anos de 1957 e 1959, no estilo modernista. “Sua forma em arco destacava-se na paisagem, com a proposição inicial de ser um empreendimento de veraneio, com uso misto, residencial e comercial. É composto por 416 unidades habitacionais, entre quitinetes, quarto e sala e unidades de dois dormitórios”.

Ainda segundo o VP, mesmo localizado em uma das áreas imobiliárias mais valorizadas do Recife, o Holiday passou por um processo de degradação, com o registro de invasões e contravenções. Em março, o Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou a interdição e desocupação do prédio, alegando que a condição estrutural precária oferece risco aos moradores.

O Sinaenco/PE está participando da Comissão Técnica com quatro representantes: além do VP de Arquitetura, colaboram o presidente da regional Pedro Pereira, o VP de Gestão e Assuntos Institucionais, Abel Oliveira, e o VP de Ética e Proteção à Consultoria, Ricardo Carvalho. “A Comissão está iniciando o processo de conhecimento do problema, para a definição de como as empresas associadas e voluntárias poderão contribuir nos trabalhos, e que entregas podem ser feitas, de acordo com suas expertises e possibilidades”, detalha Luiz Neves.