Sinaenco/PE leva o BIM ao Porto Digital

Seminário no dia 3 de outubro fez parte do REC’n’Play, festival de experiências digitais.

O Sinaenco/PE realizou, em 3 de outubro, o seminário ‘O Futuro do Setor de A&EC em Pernambuco’, que contou com uma programação completa sobre o uso das tecnologias BIM e seus impactos nas empresas de arquitetura e engenharia.

O encontro foi promovido dentro de numa atmosfera de inovação, uma vez que integrou a programação do REC’n’Play, festival de experiências digitais organizado pela prefeitura do Recife no Porto Digital.

Na abertura do seminário, o presidente do Sinaenco/PE, Pedro Pereira, destacou que a Construção Civil é um dos setores mais conservadores do mercado. “É um dos setores mais resistentes às mudanças, e os dados estão aí para provar. Pesquisa feita pela Farmer Review apresentou um dado preocupante, nos últimos 20 anos, o setor foi o que menos apresentou aumento de produtividade, ficando atrás da área industrial, serviços e outros setores da economia”. Pedro lembrou ainda que recente artigo da Harvard Business Review indica que o segmento se posiciona como penúltimo colocado no Ranking Mundial de adoção de tecnologias digitais. “É justamente neste cenário que a construção 4.0, o BIM e as Construtechs estão despontando” , destacou Pereira.

Ainda na abertura do encontro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Guila Calheiros, convidou o Sinaenco e as empresas do setor para participarem do Porto Digital. “Precisamos trazer escritórios de arquitetura e engenharia para dentro desse ambiente de inovação”.

A trajetória e a estrutura do Porto Digital foram temas das apresentações do seu fundador, Claudio Marinho, e do atual presidente, Pierre Lucena. Eles mostraram como o centro se tornou um dos principais polos de inovação do país, unindo empresas de tecnologia, economia criativa e de soluções para cidades inteligentes.

BIM e inovação 

A segunda parte do encontro foi dedicada à discussões sobre as transformações que as tecnologias BIM estão impondo na forma de projetar, construir, gerenciar e até operar um empreendimento.

Coordenadora de Economia Digital e Produtividade Industrial do Ministério da Economia, Adriana Pessoa detalhou as metas da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil e do status atual da agenda proposta pelo governo para implementação da modelagem da informação da construção em obras públicas.

O engenheiro Paulo Aragão, VP de Relações Trabalhistas do Sinaenco, e diretor da MPB Engenharia, mostrou como foi a adoção do BIM na sua empresa. Já as associadas Engeconsult e  TPF Engenharia falaram sobre a implantação das tecnologias em empreendimentos de clientes públicos e privados. Foi ainda apresentado um case sobre com a companhia de saneamento Compesa se estruturou para contratar e receber projetos em BIM.

Ainda foram temas de apresentação o fluxo interativo BIM na Construtora Haut e os desafios e oportunidades da formação em BIM.