O setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva (A&EC) reúne as empresas dedicadas ao desenvolvimento de estudos, projetos, consultoria, gerenciamento de obras.

A atuação da A&EC, por meio da prestação de serviços técnicos especializados, agrega valor a todas as etapas da cadeia produtiva da construção civil, desde a concepção do empreendimento até a sua operação e manutenção.

Em síntese, as empresas do setor planejam, determinam a viabilidade, projetam, gerenciam e acompanham o “start up” de obras públicas e privadas, dos mais diversos portes. Atuam em setores estratégicos para o crescimento do país e para a qualidade de vida nas cidades: transporte, saneamento, energia, habitação, petróleo e gás, energia, urbanismo, edificações.

A A&EC integra parte significativa da formação do patrimônio científico-tecnológico nacional, ao contribuir para a execução e a otimização dos pré-investimentos do país, estando presente nos importantes momentos de desenvolvimento da nação.

Em todo o Brasil, são cerca de 33 mil escritórios e empresas, compondo um mercado com faturamento médio anual da ordem de R$ 15 bilhões, e que emprega 250 mil profissionais, 35% dos quais de nível superior.