O Sinaenco é o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. Mais do que coordenar relações trabalhistas, o Sindicato promove a arquitetura e a engenharia como setores fundamentais para o desenvolvimento do país.

A partir de 1960, a grande expansão de investimentos em infraestrutura por parte do Estado brasileiro levou à afirmação da engenharia de projetos como setor empresarial independente no Brasil. Paralelamente, o segmento da arquitetura brasileira vivia a consolidação do prestígio que havia conquistado na década anterior.

Com a estruturação das empresas, as relações trabalhistas e institucionais tornaram-se mais complexas, tornando latente a necessidade de entidade representativa da categoria econômica. Em 1988, é fundado o Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva e, em 1989, a arquitetura passa a integrar seu universo de representação, alterando a denominação para Sinaenco.

O Sinaenco é atualmente a entidade mais representativa do setor de projetos e consultoria do Brasil, reunido 33 mil escritórios e empresas. De abrangência nacional, conta seções regionais nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Do objetivo inicial de representação do conjunto de interesses das empresas em negociações com os trabalhadores, outras batalhas foram incorporadas ao longo das quase três décadas de atuação. O Sinaenco é amplamente reconhecido pela defesa da melhoria da qualidade e da transparência na contratação de projetos e na execução de obras públicas, colaborando sempre com os poderes públicos e entidades da sociedade civil ligadas à infraestrutura e à construção.

localização
R. Marquês de Itu, nº 70, 3º andar
CEP: 01223-000 | São Paulo - SP - Brasil