Congresso A ERA BIM recebe mais de 100 trabalhos em chamada pública para pesquisas e práticas profissionais
Cerca de 70 trabalhos foram selecionados para apresentações orais e pôsteres durante o Congresso. Autores dos resumos aprovados têm até 28 de outubro para submeter artigos completos para serem publicados nos anais do evento.
A 7ª edição do Congresso Internacional A ERA BIM surpreendeu com a expressiva adesão à primeira chamada pública para submissão de trabalhos acadêmicos e cases profissionais. Ao todo, foram 107 resumos recebidos em apenas duas semanas, abrangendo temas como inteligência artificial, drones, realidade aumentada, impressão 3D e, claro, BIM (Building Information Modeling).
Segundo Eduardo Sampaio Nardelli, vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco e responsável pelo conselho curador do evento, a diversidade e a qualidade das submissões refletem o avanço da digitalização no setor da construção. “Recebemos trabalhos que vão além do BIM, mas que se conectam diretamente com o processo de transformação digital que está moldando a construção no Brasil e no mundo”, comentou Nardelli.
Após uma criteriosa análise da Comissão Técnico-Científica, cerca de 70 trabalhos foram selecionados para apresentações orais e pôsteres durante o Congresso. Agora, os autores dos resumos aprovados têm até o dia 28 de outubro para submeter artigos completos para serem publicados nos anais do evento. Regulamento e template já estão disponíveis no site do evento.
Entre os destaques dos trabalhos recebidos, estão pesquisas que envolvem novas tecnologias como gêmeos digitais e aplicações de inteligência artificial no gerenciamento de projetos e obras. “Esse conhecimento será registrado e apresentado no evento, garantindo que ele não se perca após o Congresso, o que fortalece ainda mais o vínculo entre academia e prática profissional”, acrescentou Nardelli.