Inovação no setor governamental: experiências de Estônia e Singapura são apresentadas no Congresso A ERA BIM
Segundo dia do 7° ERA BIM trouxe cases internacionais de gestão com o uso de novas tecnologias no setor público.
Estônia e Singapura, líderes em digitalização e inovação no setor da construção, foram destaque no segundo dia do 7º Congresso Internacional A ERA BIM, com palestras que trouxeram exemplos marcantes de aplicação do Building Information Modeling (BIM) em iniciativas governamentais.
A programação iniciou com Jaan Saar, Chief Evangelist de BIM na Future Insight e ex-Chefe de Construção Digital do governo da Estônia. Saar detalhou os avanços do país, reconhecido como um dos mais digitalizados do mundo, com 99% dos serviços públicos online, incluindo o licenciamento de obras. Ele destacou a criação da plataforma e-construction, um hub de informações que centraliza dados técnicos e operacionais dos edifícios.
Essa plataforma conecta diversas instituições governamentais e apresenta modelos 3D detalhados, permitindo uma gestão eficiente em todas as etapas do ciclo de vida da construção, com o suporte de gêmeos digitais e funcionalidades colaborativas. O desenvolvimento da e-construction, segundo Saar, envolveu mais de uma década de planejamento e integração.
Encerrando o dia, Leonardo Machado, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento em BIM Computacional na LeapThought, empresa da Nova Zelândia, abordou os avanços tecnológicos do governo de Singapura com a plataforma Corenet X. Baseada na norma internacional ISO 19650, essa solução digital automatiza processos regulatórios de aprovações no setor da construção civil.
Machado explicou como o Corenet X integra tecnologias BIM para submissão, análise e aprovação de projetos em um ambiente colaborativo, otimizando a gestão pública no setor. Apesar dos avanços, ele pontuou desafios como a complexidade das normas locais, dificuldades de escalabilidade e a necessidade de interoperabilidade entre diferentes agências regulatórias.
O 7º Congresso A ERA BIM segue cumprindo seu objetivo de compartilhar experiências globais de ponta, incentivando o uso estratégico do BIM como ferramenta para transformar a construção pública e privada.
Fotos: Ricardo Maizza