Palestra explora potencial dos Gêmeos Digitais
Abel Maciel, especialista em BIM sediado em Londres, abordou os benefícios do uso da tecnologia e os pontos de atenção diante dos avanços tecnológicos recentes da construção, partindo do exemplo de projetos de icônicos ao redor do mundo.
O uso de gêmeos digitais no setor da construção foi o tema central da palestra de Abel Maciel, especialista em BIM, durante o 7º Congresso Internacional A ERA BIM. Diretor da consultoria Design Computation e membro acadêmico da University College London, Maciel explorou os benefícios e os desafios dessa tecnologia, com ênfase na integração com a inteligência artificial generativa.
Com experiência em projetos de destaque global como 1000 Trees, em Xangai, Google Campus, em Mountain View, Apple Park, em Cupertino, e East West Rail, na Inglaterra, Maciel apresentou exemplos práticos de aplicação de gêmeos digitais. Ele destacou vantagens como captura de realidade, simulações na nuvem, criação de ambientes virtuais e colaboração internacional entre equipes. Também apontou tendências como a interoperabilidade entre agentes de IA, organizações autônomas descentralizadas e contratos jurídicos inteligentes.
O especialista ressaltou que, em projetos complexos e com equipes dispersas, o uso de ambientes comuns de dados é indispensável para garantir a colaboração. No entanto, Maciel alertou que ainda há desafios significativos a superar, especialmente no que diz respeito à segurança, ética e governança na gestão de grandes volumes de dados, além da necessidade de transformar a cultura organizacional para lidar com essas mudanças.
Fotos: Ricardo Maizza