Primeiro dia do 7º A ERA BIM reafirma o evento como catalisador de avanços do setor de AECO

O contexto do BIM no Brasil e no mundo, o lançamento de um guia de boas práticas e a transformação digital do setor da construção foram destaques no primeiro dia do 7º Congresso Internacional A ERA BIM.

Com mais de mil participantes, a 7ª edição do Congresso Internacional A ERA BIM consolidou-se como um marco para a disseminação do conhecimento sobre as novas tecnologias e o fortalecimento das conexões entre os profissionais do setor de arquitetura e engenharia consultiva. O evento, que contou com palestras, discussões, apresentações de trabalhos, oficinas, workshops e uma feira de inovação, trouxe reflexões sobre o futuro do BIM e avanços no Brasil e em outros países.

O primeiro dia (26 de novembro) foi aberto com discursos de líderes do setor e uma rica programação de atividades. Especialistas nacionais e internacionais trouxeram insights sobre a evolução do BIM na América Latina, União Europeia e Brasil. Paralelamente, foi inaugurada a feira AEC Expo, espaço onde os congressistas puderam conhecer soluções inovadoras aplicadas à arquitetura e à engenharia.

Na parte da tarde, o auditório principal concentrou debates sobre a transformação digital na construção, abordando desde edificações até infraestrutura. Um dos destaques foi o lançamento do Guia de Boas Práticas para Contratação em BIM, fruto de uma parceria entre o Sinaenco e a Universidade Mackenzie, marcando mais um passo para a padronização e avanço do setor.

Outros espaços simultâneos trouxeram apresentações de pesquisas acadêmicas e práticas profissionais selecionadas pelo Comitê Técnico-Científico do Congresso, cujo conteúdo também estará disponível nos anais do evento.

O primeiro dia confirmou o papel do Congresso como catalisador de avanços no setor, promovendo a adoção do BIM e sua integração às demandas contemporâneas da cadeia produtiva da construção.

Confira os principais momentos da abertura do 7º A ERA BIM:

 

Russell Ludwig, presidente nacional do Sinaenco, destacou a evolução do congresso, que vem capacitando empresas desde 2018 para adoção do BIM. Ele celebrou a marca de mais de mil participantes e o impacto positivo do evento no setor. 

Eduardo Nardelli, vice-presidente nacional de Arquitetura do Sinaenco e líder do conselho curador do Congresso, ressaltou o sucesso do novo formato do evento, com chamada pública para artigos pesquisas acadêmicas e práticas profissionais, dos quais 70 foram escolhidos para serem apresentados nos dois dias do Congresso, valorizando ainda mais a diversidade e amplitude de experiências proporcionadas aos participantes. “Todo esse sucesso se deve ao fato de que o BIM já é uma realidade”, acrescentou.

Patricia Herden, presidente do CAU-BR, frisou o amadurecimento do país com relação ao BIM – materializado em uma nova Estratégia BIM BR – e a relevância do evento neste contexto.

Fabiana Albano, do CREA-SP, ressaltou a importância do evento para capacitação e networking em um momento em que se ampliam as discussões sobre produtividade e ESG no setor da construção.

 


Fotos: Ricardo Maíza