Sinaenco e Confea discutem parcerias estratégicas para fortalecer a engenharia
Qualificação, legislação e padronização de serviços foram alguns dos temas tratados em encontro com dirigentes das duas entidade.
No dia 30 de setembro, o Sinaenco recebeu, em sua sede em São Paulo, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, para uma reunião que teve como principal objetivo a aproximação das duas entidades, visando ao desenvolvimento de iniciativas conjuntas em prol da engenharia.
A Nova Lei de Licitações e Contratos foi um dos temas tratados no encontro. O presidente nacional do Sinaenco, Russell Ludwig, ressaltou os esforços da entidade para garantir a correta aplicação da legislação na contratação de serviços de arquitetura e engenharia. Com o reconhecimento de que muitas equipes técnicas, especialmente em municípios, encontram dificuldades para se adequar às exigências da nova lei, os dirigentes sinalizaram a possibilidade de parcerias voltadas para a qualificação desses profissionais.
Outro ponto de convergência foi sobre a urgência em fortalecer a articulação política das entidades da Engenharia junto ao Congresso Nacional, com o objetivo de avançar em pautas estratégicas para o setor nas discussões legislativas.
Foi abordada ainda a necessidade de uniformização dos procedimentos relacionados a documentos técnicos, como Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Operacional (CAO), nos Creas das diferentes regiões. Segundo Vinicius, o Confea está atento a esta demanda, já tendo estabelecido algumas ações com esse propósito.
A qualificação dos profissionais e a adoção do BIM (Modelagem da Informação da Construção), além de outras inovações tecnológicas, também foram abordadas. Ambas as entidades manifestaram interesse em cooperar nessas áreas.
Também participaram da reunião pelo Sinaenco o VP de Gestão e Assuntos Institucionais, Luciano Tani, o presidente da regional São Paulo, Fernando Jardim Mentone, o presidente da regional DF, Eduardo Stahlhoefer, e o Diretor Executivo do Sindicato, Gilberto Giuzio.
O Crea-SP também esteve representando na reunião pela chefe de gabinete Priscila Marques.