Sinaenco fortalece diálogo institucional com CREA/RS e CAU/RS

Em reuniões com representantes dos conselhos profissionais, Sindicato apresentou proposta de cooperação entre as entidades e reforçou o alinhamento de pautas estratégicas para a engenharia e arquitetura.

O presidente nacional do Sinaenco, Russell Ludwig, esteve em Porto Alegre (RS), nos dias 19 e 20 de janeiro, para reuniões com representantes do CREA/RS e do CAU/RS, reforçando o diálogo e a cooperação entre as entidades do setor. A agenda contou com a participação dos engenheiros Wolney Moreira da Costa e Eduardo Vargas, além do arquiteto Rosmar Santos, dirigentes do Sinaenco no Estado.

Durante os encontros, foi apresentado um Plano de Trabalho, que propõe a celebração de Termo de Cooperação entre o Sinaenco e os conselhos profissionais, com foco na articulação de projetos conjuntos voltados ao fortalecimento da engenharia e da arquitetura.

No CREA/RS, a reunião ocorreu com a presidente engenheira Nanci Walter e dirigentes do Conselho. No CAU/RS, participaram o vice-presidente Fausto Steffen e o secretário de Relações Institucionais, Fausto Leiria.

Segundo Russell Ludwig, nas reuniões foram apresentadas as diretrizes de atuação do Sinaenco, que guardam total sinergia com as agendas dos conselhos profissionais. Além da responsabilidade do sindicato nas negociações das Convenções Coletivas de Trabalho, o presidente destacou a atuação permanente da entidade em temas estratégicos para a arquitetura e a engenharia, como a correta aplicação da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e o avanço da transformação digital, com o uso de ferramentas como o BIM. Também ressaltou a importância das entidades estarem atentas às mudanças decorrentes da Reforma Tributária, que trarão impactos relevantes para profissionais e empresas do setor.

Reunião com o CREA/RS

Entre as propostas apresentadas ao CREA/RS, o Sinaenco destacou o interesse em ampliar ações conjuntas com universidades, com foco na aproximação dos estudantes de engenharia com o mercado de trabalho, no esclarecimento sobre atribuições profissionais e nas rotinas obrigatórias relacionadas à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

De acordo com o presidente do Sinaenco/RS, Wolney Moreira da Costa, também foi sugerida a criação de fluxos mais ágeis para a análise de atestados de capacidade técnica e para a emissão de certidões pelo Conselho. “Com o uso da Inteligência Artificial, as burocracias podem ser aceleradas. O objetivo é dar celeridade aos processos, e não criar novos obstáculos para profissionais e empresas”, ressaltou.

Outra pauta levantada pelo engenheiro Eduardo Vargas, vice-presidente de Proteção à Consultoria do Sinaenco/RS, foi a necessidade de intensificar a fiscalização de editais de licitação lançados por órgãos públicos em desconformidade com a nova Lei de Licitações. “A defesa da remuneração justa, de critérios técnicos mínimos, da ampla concorrência e da viabilidade de execução dos contratos deve estar no radar permanente da fiscalização do CREA”, destacou.

Sinaenco, CREA/RS e CAU/RS darão continuidade às tratativas para o desenvolvimento de parcerias institucionais e ações conjuntas voltadas à valorização da arquitetura e da engenharia.