Sinaenco/SP participa debate da Artesp sobre inspeção acreditada

Diretor da regional apresentou a visão do setor de AEC sobre a aplicação do instrumento em projetos e obras.

O Sinaenco/SP participou, em 14 de junho, de webinar da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) sobre a aplicação da inspeção acreditada em projetos e obras de infraestrutura. A Agência já implantou a inspeção nas rodovias sob seu domínio, sendo que cabe às concessionárias a contratação de projetistas e inspetoras acreditadas pelo Inmetro.

No evento, o Diretor de Projetos de Engenharia da Vice-Presidência de Engenharia do Sinaenco/SP, Giovani Costa, fez uma apresentação sobre a visão das empresas de projetos e consultoria sobre a certificação/acreditação. Segundo Giovani, o entendimento do setor de AEC é que esse instrumento pode contribuir para elevar a qualidade dos projetos no país. Entretanto, sua utilização não substitui gerenciamento e supervisão, por se tratarem de serviços com escopo distinto.

Além disso, como utilização da inspeção acreditada é recente no país, há aspectos que demandam atenção. Por exemplo, a ausência de clareza dos requisitos inspecionados e a falta de padronização das verificações. Outro ponto importante destacado pelo Diretor do Sinaenco foi sobre a necessidade de se estabelecer estrategicamente o cronograma de trabalho entre projetistas, poder concedente, concessionária e organismo de inspeção, de forma a garantir celeridade no processo e evitar custos adicionais de elaboração de projetos.

Confira no vídeo a íntegra das apresentações do webinar. 

Também contribuíram com o debate representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que assim como a Artesp vem adotando a inspeção acreditada, da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e do Instituto Alphageos de Tecnologia.