Qual a diferença entre empresas Filiadas e Associadas?

As empresas que formam o universo do Sinaenco estão divididas em dois grupos: Filiadas: a filiação é obrigatória, decorre da lei, e se dá pelo recolhimento da contribuição sindical; tem por finalidade básica regular as relações trabalhistas. Associadas: a associação compreende um ato voluntário. As empresas associadas desfrutam de uma série de benefícios, e, para isso, contribuem mensalmente com o sindicato.

O que são as seções regionais do Sinaenco?

Devido à abrangência nacional do sindicato e às características diferenciadas de cada região brasileira o funcionamento operacional do Sinaenco foi estruturado em seções regionais localizadas em diversos estados brasileiros. Cada regional abrange o estado em que está localizada e, algumas delas, outros estados em seu entorno. São elas: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. O Sinaenco Nacional coordena as regionais.

Como funciona o Sinaenco?

Os verdadeiros “donos” do sindicato são as empresas. E é por meio da Assembleia Geral, órgão máximo da entidade, que as empresas reivindicam seus direitos e expõem suas necessidades. Abaixo da Assembleia, vem o Conselho Diretor, integrado pelo presidente e ex-presidentes nacionais, pelos presidentes regionais e por cinco membros eleitos. À Diretoria Nacional cabe a coordenação do programa de atividades do Sinaenco e ao Conselho Fiscal, o controle da gestão financeira do sindicato. As seções regionais contam com uma Diretoria e um Conselho Fiscal que atuam da mesma forma, restritos ao âmbito territorial da regional.

O que é o Sinaenco?

O Sinaenco é o sindicato que representa as empresas de arquitetura e engenharia consultiva. É, portanto, um sindicato patronal. Fundado em 1988, o Sinaenco representa cerca de 20 mil empresas em todo o Brasil. O principal objetivo do Sinaenco, além da regulação das relações trabalhistas, é a prestação de serviços de qualidade para as empresas associadas.