BIM e sua apliação na cadeia produtiva da construção civil foram tema de palestra

Evento do Sinaenco/SP reuniu público de cerca de 70 profissionais.

O Sinaenco/SP, em parceria com a APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), promoveu em 21 de fevereiro a palestra BIM – Conceitos, Aplicações, Tendências. O evento reuniu cerca de 70 profissionais das empresas associadas às entidades e contou com apresentação do arquiteto e urbanista Gustavo Carezzato, mestrando na Escola Politécnica de São Paulo e coordenador de BIM na empresa Concremat.

O Building Information Modeling, esclareceu Gustavo, não é uma ferramenta, mas uma metodologia de produção, gerenciamento e controle. Na cadeia produtiva da construção civil, ela é empregada para desenvolver e gerir informações e dados ao longo de toda a vida útil do empreendimento.

Iniciando pelo histórico da metodologia, que remete aos anos 1974, com a criação do conceito de BDS – Building Description System pelo pesquisador Charles M. Eastman, o palestrante detalhou as dimensões das informações BIM e os níveis de desenvolvimento de um projeto com o uso da metodologia. Especificamente sobre sua aplicação na área de projetos, Gustavo falou sobre os benefícios (melhora na coordenação espacial entre disciplinas e entre documentos e também na comunicação entre os participantes, redução nas possibilidades de retrabalho, entre outros) e os desafios de implantação da metodologia, tais como recursos humanos capacitados e mudanças na dinâmica de trabalho da equipe envolvida.

Em tendências, apresentou um panorama de adoção pelo mundo. De acordo com Gustavo, embora a adoção do BIM no Brasil se encontre em estágio inicial se comparada ao que ocorre em países desenvolvidos, a metodologia já é uma realidade de mercado, sendo inclusive solicitada em contratações de clientes privados e até mesmo públicos. A orientação de Gustavo aos presentes foi para que busquem aprofundamento sobre o BIM em eventos técnicos e científicos, indo além das informações e referências disponibilizadas pelos principais fabricantes de sistemas de Building Information Modeling.