Casarão histórico que desabou em Salvador estava com Prazo de Validade Vencido

Estrutura estava entre as inspecionadas em estudo do Sinaenco.

Uma semana após a divulgação do estudo do Sinaenco Infraestrutura de Salvador: Prazo de Validade Vencido, parte de uma das estruturas vistoriadas e classificada como em estado crítico desmoronou. O casarão histórico, localizado na rua da Bélgica, centro da capital baiana, fica dentro da poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A região, ao lado do Mercado Modelo, está interditada em função do desabamento.

O estudo é parte da Campanha pela Manutenção do Ambiente Construído desenvolvida pelo Sinaenco desde 2005 e já realizada em diversas capitais do país. O objetivo é alertar autoridades sobre a importância da adoção de programas permanentes de manutenção, com dotações orçamentárias específicas, fundamentais para preservar o enorme investimento da sociedade para a sua construção.

Além do estudo atual, Salvador foi alvo de inspeções em outras duas ocasiões, quando também foram apontadas estruturas com Prazo de Validade Vencido. O caso mais emblemático é da Fonte Nova: em 2007, o Sindicato realizou um estudo sobre a situação dos estádios das cidades então candidatas a sediar uma chave da Copa do Mundo de 2014. Nesse estudo, divulgado em 1º de novembro de 2007, o estádio foi considerado como em pior estado entre os 29 avaliados em todo o país. Em 25 de novembro, parte da arquibancada do Fonte Nova desabou, matando sete pessoas.

Nos próximos dias, o relatório do Sinaenco será entregue à Secretaria Municipal de Manutenção, ao governo da Bahia e ao Iphan.

O estudo apresentado pelo Sinaenco teve ampla cobertura da imprensa local. Confira as reportagens produzidas sobre o tema:

Band Cidade – TV Band: https://youtu.be/fPhmZwAzsQ4

Cidade Alerta – TV Record: https://youtu.be/vLGh-rioO8U

Balanço Geral – TV Record: https://youtu.be/YBfVMe34kMQ

Aratu Notícias – TV Aratu (SBT) : https://youtu.be/Xe1XBRl7MKs

TVE Notícia – TV Educativa: https://youtu.be/OvpW3KUs7pQ

CNT Notícia – TV CNT: https://youtu.be/PJ7FJN3Kp98

Band Cidade – TV Band (20/05): https://youtu.be/KdK9YoT6L8w

 

galeria de imagens
Fotos do estudo do Sinaenco, uma semana antes da queda, denunciavam estado do casarão/ Foto: Rodrigo Prada
Estrutura está localizada ao lado do Mercado Modelo/ Foto: Rodrigo Prada
Prédio fica dentro da poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/ Foto: Rodrigo Prada
Desabamento aconteceu no telhado de alvenaria que fica no último andar do prédio/ Foto: Rodrigo Prada